Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

CAPS e AME promovem Semana de Prevenção e Acolhimento no Outubro Rosa

O cuidado com a saúde feminina ganhou um carinho especial esta semana no Município. Em sintonia com o Outubro Rosa, o mês que nos lembra da importâ...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
24/10/2025 às 12h35
CAPS e AME promovem Semana de Prevenção e Acolhimento no Outubro Rosa
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

O cuidado com a saúde feminina ganhou um carinho especial esta semana no Município. Em sintonia com o Outubro Rosa, o mês que nos lembra da importância de conscientizar e prevenir os cânceres de mama e de colo do útero, as equipes da Atenção Especializada se uniram para oferecer acolhimento, informação de qualidade e integração entre o bem-estar mental e o diagnóstico precoce.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

As atividades tiveram início na terça-feira (21), no Ambulatório Médico Especializado (AME), com foco inicial na equipe da unidade que atua diariamente na linha de frente. Em uma roda de conversa, a psicóloga Karla Mariani abordou o aspecto emocional do autocuidado, destacando a importância de quem cuida também ser cuidado.

Para completar, a Dra. Denise Borba, ginecologista e mastologista, trouxe orientações valiosíssimas sobre como prevenir e diagnosticar o câncer o mais cedo possível.

"Trouxemos essa conversa para reforçar a importância de um cuidado que não pode parar com a saúde da mulher. Queremos mostrar que a informação é a nossa maior amiga na detecção precoce e no tratamento eficaz, que, em alguns casos, pode chegar a impressionantes 95% de chance de cura”, enfatizou a Dra. Denise Borba.

Continua após a publicidade
Anúncio

A mobilização seguiu nesta quinta-feira (23), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nova Vida, abrangendo tanto os usuários quanto os colaboradores. A ação ganhou um reforço especial dos futuros enfermeiros da Faculdade Anhanguera, que ministraram uma palestra e compartilharam mensagens de conscientização. Os acadêmicos reforçaram a importância do autoexame, da rotina de exames preventivos e, principalmente, de procurar um médico assim que qualquer sinal diferente surgir.

O ambiente foi especialmente preparado em tons de rosa, criando um clima mais acolhedor e envolvente. Além das palestras, a programação incluiu demonstrações práticas de autoexame das mamas, momentos de descontração e distribuição de brindes.

“Pensamos em cada detalhe dessas atividades para que elas pudessem unir informação com um verdadeiro acolhimento. O público não só ouviu palestras, mas também teve a chance de praticar o autoexame de forma guiada, utilizando recursos visuais e táteis que tornam o aprendizado muito mais claro e acessível”, explicou Bruna Gonçalves, coordenadora da Atenção Especializada.

  • Texto: Janaína Oliveira

    Fotos: Atenção Especializada

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários