Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Governo e MCTI firmam parceria para fortalecer o Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) fir...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
24/10/2025 às 10h03
Governo e MCTI firmam parceria para fortalecer o Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) firmaram na última quarta-feira, 22, uma intenção de Acordo de Cooperação Técnica para fortalecer o Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre (ECTI-AC). O ato foi firmado durante o encerramento do Seminário Pró-Amazônia e Instrumentos de Incentivo à Inovação, promovido pelas instituições em Rio Branco.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Realizado na sede da Federação das Indústrias (Fieac), o evento reuniu gestores, pesquisadores, empreendedores e representantes do setor produtivo em dois dias de debates e capacitações sobre políticas nacionais de fomento à pesquisa e tecnologia. O objetivo foi capacitar e fortalecer os quadros locais para a elaboração e execução de projetos inovadores junto à União, além de promover a integração entre governo, empresas locais, universidades e instituições de fomento.

Assinatura da intenção de Acordo de Cooperação Técnica foi assinada no encerramento do Seminário Pró-Amazônia e Instrumentos de Incentivo à Inovação. Foto: Luan Cesar/Seict
Assinatura da intenção de Acordo de Cooperação Técnica foi assinada no encerramento do Seminário Pró-Amazônia e Instrumentos de Incentivo à Inovação. Foto: Luan Cesar/Seict

“O evento cumpriu uma meta do governo em formar capital humano para especializarmos o estado nessa área, além de captar mais recursos de financiamento. A intenção de Acordo de Cooperação para o ECTI-AC tem o papel estratégico de aproximar o Acre das políticas nacionais de Ciência e Tecnologia. Isso fortalece nossa capacidade técnica para implementar projetos e gerar resultados reais na nossa economia. A inovação é vetor de desenvolvimento e o Acre se posiciona como território de oportunidades”, declarou o secretário Assurbanípal Mesquita, titular da Seict.

A cooperação estabelece intercâmbio de conhecimento técnico e acesso facilitado a programas federais, como os da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e os do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de capacitações. Representante da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia (SCTA), ligada à Secretaria-Executiva (Sexec) do MCTI, Dorival dos Santos considerou a parceria um avanço importante para o Acre.

Continua após a publicidade
Anúncio
Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita destacou o papel estratégico do evento no estado. Foto: Alice Leão/Secom
Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita destacou o papel estratégico do evento no estado. Foto: Alice Leão/Secom

“É o primeiro passo para que gente torne a parceria entre o Ministério e a Seict efetiva com agendas rotineiras que colaborem com formação, treinamento, divulgação e assessoramento de projetos na área de Inovação. O intuito é desenvolver Ciência, Tecnologia e Inovação no Acre como algo concreto que afete de forma positiva a vidas das pessoas, a sociedade acreana e a economia do estado de forma justa e equilibrada para dar qualidade de vida a todos”, disse Santos.

A diretora de Tecnologia da Seict, Priscila Messias, destacou que a parceria é um avanço concreto na consolidação do Acre como território de Inovação. “O seminário não foi apenas uma troca de informações, mas um passo estratégico para que o estado fortaleça suas capacidades técnicas e amplie a participação nas políticas federais de fomento. A aproximação com o MCTI abre um novo ciclo de oportunidades para universidades, empresas e empreendedores locais desenvolverem soluções que gerem alto valor e grande impacto à sociedade acreana”, afirmou.

Evento reuniu gestores públicos, pesquisadores, empresas, universidades e alunos. Foto: Alice Leão/Secom
Evento reuniu gestores públicos, pesquisadores, empresas, universidades e alunos. Foto: Alice Leão/Secom

Coordenadora-geral de Articulação e Fomento da SCTA/MCTI, Cássia Damiani explicou que o Seminário faz parte de uma agenda itinerante da pasta federal que percorre os estados da Amazônia Legal para alavancar a área. “Identificamos no Acre um ambiente propício e uma demanda real por aproximação com o MCTI. Nosso papel é apoiar e orientar pesquisadores, gestores e empresários a acessar as linhas de fomento e transformá-las em projetos de impacto”.

O edital Finep Amazônia, que destina R$ 150 milhões em recursos não reembolsáveis para apoiar empresas que desenvolvem projetos de inovação de alto risco tecnológico; a Lei do Bem, que permite que empresas invistam em pesquisa e desenvolvimento tecnológico com redução de até 34% no Imposto de Renda e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); e a Lei de TICs, voltada às empresas de tecnologia da informação e comunicação com contrapartidas financeiras em forma de investimento direto em pesquisa, parcerias com universidades e formação de recursos humanos, foram alguns dos instrumentos de financiamento discutidos no evento.

Evento capacitou participantes em projetos de inovação durante dois dias. Foto: Alice Leão/Secom
Evento capacitou participantes em projetos de inovação durante dois dias. Foto: Alice Leão/Secom

Estudante de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Acre (Ifac) em Rio Branco, Emmili Santos elogiou a iniciativa da Seict e do MCTI. Ela também reforçou que a integração entre Ciência e Tecnologia amplia as oportunidades de novos avanços para o estado. “Foi um evento muito importante para a gente por ressaltar a importância da preservação da Amazônia a partir da inovação e da tecnologia aliadas às pesquisas. Isso mostra o quanto o governo dá atenção à área.”

The post Governo e MCTI firmam parceria para fortalecer o Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários