Um balanço divulgado pela rede Vinci Airports nesta terça-feira, 21, responsável pela administração do Aeroporto de Rio Branco, revelou que o terminal já contabilizou 395 mil passageiros entre janeiro e setembro de 2025, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2024.
No mesmo ritmo, o número de pousos e decolagens também apresentou avanço: foram 848 movimentos aéreos no terceiro trimestre (+20%) e 2.793 ao longo dos nove primeiros meses do ano (+21%). Mantendo a trajetória de crescimento, o aeroporto registrou a movimentação de 124 mil passageiros apenas no terceiro trimestre de 2025, o que representa um aumento de 16% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Segundo a rede, dois fatores contribuíram diretamente para os bons resultados: o retorno das operações da Azul Linhas Aéreas no estado, no fim de 2024, após oito anos de ausência, e a estreia da nova rota direta da Latam para Guarulhos, que fortaleceu a conectividade do Acre com a região Sudeste do país.
O secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), Marcelo Messias, destacou que a gestão tem atuado no fortalecimento do turismo local, o que, segundo ele, tem atraído cada vez mais visitantes ao Acre.
“Estamos investindo em infraestrutura nas comunidades onde se desenvolve o turismo de base comunitária, além de promover ações de qualificação e regularização dos prestadores de serviços turísticos. Nosso objetivo é melhorar as condições dos atrativos para receber esse número crescente de turistas que visitam o Acre ano após ano”, pontuou.
Entre os exemplos citados estão as revitalizações das cozinhas das pousadas no Parque Nacional da Serra do Divisor e na região do Crôa, atualmente em fase de finalização.
“Oferecemos cursos de boas práticas no atendimento ao turista, primeiros socorros e manuseio de alimentos. Também registramos um aumento significativo de 60% no número de pessoas físicas e jurídicas — em sua maioria — inscritas no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Além disso, atuamos na promoção externa do Acre e na interlocução com atores nacionais do setor, com o objetivo de ampliar tanto as opções de conexão quanto o número de voos para o estado”, destacou o secretário.
Essa maior oferta, na avaliação de Messias, contribui diretamente para a redução no valor final das passagens aéreas e para o aumento do fluxo de turistas chegando ao Acre — como já demonstram os números atuais.
“Nesse sentido, seguimos em esforços contínuos para, além de manter as opções de voos que já temos hoje, ampliar essa oferta nos próximos anos. Inclusive, vislumbramos a possibilidade de, futuramente, contar com um voo internacional partindo do Acre para países vizinhos”, planeja.
O Rio Branco Airport é um dos sete aeroportos na Amazônia operados pela Vinci Airports, maior operadora privada de aeroportos do mundo — por meio de um contrato de concessão com duração de 30 anos. Principal aeródromo do estado do Acre, o terminal busca ampliar sua conectividade e impulsionar a economia regional. Ao incorporar padrões operacionais globais, o aeroporto visa oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem aos seus passageiros.
The post Voos em aeroporto de Rio Branco crescem 31% e fortalecem conexão do Acre com o Sudeste appeared first on Noticias do Acre .