OLaboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac) realizou 2.417.669 milhões de exames ao longo de 2024, impulsionado por investimentos em tecnologia e gestão hospitalar. Os resultados foram obtidos com os equipamentos modernos adquiridos pelo governo de Rondônia, que destina até R$ 15.675.374,12 milhões por ano para manutenção, abastecimento de insumos, kits clínicos e muito mais, com objetivo de oferecer mais qualidade nos resultados de exames para a população. Os equipamentos funcionam através da plataforma ‘Visual Hospub’, sistema que integra dados clínicos e oferece descrição detalhada dos pacientes.
O desempenho técnico e a precisão dos resultados laboratoriais renderam ao Lepac, neste ano, o segundo Certificado de Excelência concedido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), em reconhecimento ao trabalho realizado durante o exercício de 2024.
Para o ano de 2026, em virtude da manutenção dos resultados de excelência pelo terceiro ano consecutivo, o Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac) será contemplado com a Certificação Bronze do PNCQ. A certificação é concedida a laboratórios que mantêm desempenho consistente e de alta precisão em seus ensaios de proficiência por um período de três anos, o que reforça o compromisso do Lepac com a qualidade técnica, a confiabilidade dos resultados e a melhoria contínua dos processos laboratoriais.
O PNCQ consiste em um sistema de avaliação externa da qualidade laboratorial que verifica periodicamente a precisão e a confiabilidade dos resultados emitidos por meio de ensaios de proficiência. O programa contempla mais de 5.700 laboratórios clínicos e de hemoterapia localizados na América Latina, Europa e África.