Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Ao lado dos comunitários, prefeito Mateus Assayag comemora 95 anos da Vila Amazônia

Ouvir Notícia Na manhã desta terça-feira, 21, uma solenidade realizada no Monumento da Juta Ryota Oyama comemorou os 95 anos de fundação da Vila Am...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
21/10/2025 às 19h48
Ao lado dos comunitários, prefeito Mateus Assayag comemora 95 anos da Vila Amazônia
Foto: Sidney Simas
Ouvir Notícia

Na manhã desta terça-feira, 21, uma solenidade realizada no Monumento da Juta Ryota Oyama comemorou os 95 anos de fundação da Vila Amazônia, gleba do interior de Parintins formada por imigrantes japoneses no Brasil. Manifestações culturais locais, representantes do Japão e comunitários celebraram a data.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O momento comemorativo contou com a presença do prefeito de Parintins, Mateus Assayag; do cônsul geral do Japão em Manaus, Yuchi Miyagawa; o presidente da Associação Koutaku do Amazonas, Valdir Sato; o presidente da Nippaku de Manaus, Hajime Hatori; do presidente da Associação Nipo Brasileira de Parintins, Eliseu Inomata e demais representantes de entidades koutakuseis. 

Durante a solenidade, foram lembradas pessoas e atos que contribuíram para a fundação e o desenvolvimento da Vila Amazônia como o deputado japonês Tsukasa Uyetsuka, responsável pela criação e instalação da colônia japonesa na localidade. O imigrante japonês, Ryota Oyama, considerado o pai da juta na Amazônia, também foi lembrado.

“É um dia muito especial, 95 anos dessa terra maravilhosa que é a Vila Amazônia, que tem uma história linda. Hoje eu tenho a felicidade de poder festejar junto com todos os moradores com entregas e conquistas como a Cidade da Criança, o ginásio poliesportivo que nós vamos entregar, como o asfaltamento de toda a estrada com emenda do senador Eduardo Braga, e também a primeira etapa do asfaltamento da sede da Vila Amazônia, que vai melhorar a qualidade de vida de todos aqui”, comemora o prefeito Mateus.

Continua após a publicidade
Anúncio

Eliseu Inomata lembrou da história de fundação da Vila Amazônia e a importância da atuação dos imigrantes japoneses na região. “Em 1930, o governo do Amazonas doou 1 milhão de hectares de terras para os japoneses. Rodaram todo o Amazonas e encontraram aqui a Vila Amazônia, na época Vila Batista. Doutor Tsukasa, visionário, achou importante essa região. Estamos unindo forças para manter essa história viva aqui na Vila Amazônia”, conta.

Para o administrador da Vila, Glacenildo Freitas, hoje a Vila Amazônia comemora muitas conquistas. “Pra nós é momento de alegria, gratidão acima de tudo por a gente estar comemorando 95 anos de fundação da Vila Amazônia. A Vila Amazônia que vem crescendo ao longo desses anos em vista dos investimentos. Nós temos uma contribuição muito grande dos nossos amigos japoneses, através das duas associações, e também com apoio da Prefeitura de Parintins. Investimentos esses que vão ajudando a desenvolver a nossa comunidade”, afirma.

Mateus Assayag afirma que a localidade ainda vai receber muitas obras e projetos da Prefeitura de Parintins. “Isso é só o começo. Nós temos grandes planos para desenvolver cada vez mais a Vila Amazônia, seja com a produção rural, seja na saúde, na educação, em todos os segmentos da administração. Tem muita coisa boa vindo para essa terra maravilhosa. Parabéns Vila Amazônia, 95 anos de muita história, de muita sabedoria e de muitas conquistas”, finalizou.

A Vila Amazônia foi fundada na década de 1930, após acordo entre o governo amazonense e japonês. A localidade foi inicialmente batizada de Vila Batista e ficou conhecida pela forte presença da imigração japonesa no Amazonas, dedicados à agricultura e, especialmente, à juta. Hoje, 54 comunidades formam a gleba.


Texto: Eldiney Alcântara – SECOM
Foto: Sidney Simas – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários