O mês de outubro marca a intensificação das ações de prevenção e enfrentamento à sífilis e ao câncer de mama em todo o Acre. Por meio das campanhas Outubro Verde e Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) promove uma série de atividades voltadas à conscientização, diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças, com foco na prevenção e na promoção da saúde.
Na manhã desta terça-feira, 21, uma blitz de conscientização foi realizada no Centro de Rio Branco, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com cartazes, panfletagem e diálogo com a população.
“Estamos aqui incentivando a realização de exames, como a mamografia e os testes rápidos de sífilis, para combater tanto a sífilis adquirida quanto a sífilis congênita, que é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação e o parto. Além disso, reforçamos a prevenção do câncer de mama, alinhada à campanha do Outubro Rosa”, explicou o chefe do Núcleo de Saúde da Mulher, Natan Ossami.
A atividade, que une a prevenção de doenças e o incentivo ao autocuidado, também reforça a necessidade de exames preventivos e acompanhamento médico constante. Dessa forma, a campanha busca conscientizar as mulheres sobre a atenção integral à sua saúde.
“Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de mama, um período em que a atenção da saúde se volta para a mulher e para o incentivo ao autocuidado. Detectando o câncer de mama precocemente, as chances de cura são muito maiores. Com essa ação, esperamos que as mulheres se conscientizem, procurem uma unidade de saúde e realizem sua mamografia a partir dos 40 anos”, destacou a coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Câncer, Glecilia Mendes.
Além das ações voltadas à saúde da mulher, a Sesacre também reforça, neste mês, as atividades do Outubro Verde, voltadas à prevenção da sífilis e da sífilis congênita, são intensificadas com foco na informação, diagnóstico precoce e proteção das gestantes e da população em geral. A campanha objetiva reduzir a transmissão da doença e garantir cuidados preventivos para todos.
“Durante a ação, abordamos a população para explicar o que é a doença, a importância de realizar os testes rápidos pelo menos duas vezes ao ano e o uso correto do preservativo. Esses cuidados são essenciais para prevenir a infecção e proteger a saúde de toda a comunidade”, reforçou Paulo Souza Junior, do Núcleo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
The post Sesacre promove blitz educativa sobre prevenção à sífilis e ao câncer de mama durante o Outubro Verde e Rosa appeared first on Noticias do Acre .