A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Saúde Bucal, promoveu na segunda-feira (20) uma capacitação destinada a cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em Saúde Bucal das unidades de saúde de Porto Velho. O evento aconteceu no auditório da OAB e teve como objetivo principal atualizar os profissionais em temas essenciais para a melhoria do atendimento odontológico na cidade.
Durante o encontro, foram abordados os novos Indicadores de Saúde Bucal, o Sistema de Informação e-SUS PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) e apresentado o Procedimento Operacional Padrão (POP). Essas pautas visam garantir maior eficiência, padronização e qualidade nos serviços prestados à população.
Marcus Vinícius, responsável técnico pelo sistema de regulação e que apresentou o POP, comentou sobre a importância da padronização. “A implementação do Procedimento Operacional Padrão é fundamental para que todos os profissionais trabalhem de forma alinhada e organizada, garantindo que cada etapa do atendimento siga protocolos claros. Isso não apenas melhora a qualidade do serviço, mas também facilita a gestão e o monitoramento das ações realizadas, contribuindo para um atendimento mais seguro e eficiente à população.”
A capacitação reuniu cerca de 200 profissionais de Saúde Bucal de Porto Velho, que aproveitaram o momento para trocar experiências, esclarecer dúvidas e alinhar práticas. Mais do que uma obrigação anual, o encontro foi uma oportunidade para fortalecer o time que está na linha de frente cuidando do sorriso e da saúde da população.
ESTRUTURA DO SERVIÇO
Nas unidades básicas de saúde, são realizados desde procedimentos como limpeza, restaurações, extrações simples, e o primeiro atendimento para paciente que depois serão encaminhados para tratamento de canal.
Atualmente, Porto Velho conta com três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs): na zona Sul, anexo a USF Manoel Amorim de Matos, outro na zona Leste, anexo a USF Hamilton Gondin e um terceiro, também na zona Leste, funcionando como anexo na USF Socialista.
Nos CEOs, são realizados procedimentos especializados como tratamento de canal (endodontia), cirurgias orais (como extração de terceiro molar, que é uma cirurgia mais complexa e não é feita nas unidades básicas), tratamento periodontal (cuidados com a gengiva) e atendimento a pacientes com necessidades especiais.
Texto:Nathalie Ventura
Foto:Júnior Costa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)