A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), reduziu em 85% os focos de queimadas urbanas em 2025, em relação a 2024. O relatório divulgado ainda destaca o trabalho dos fiscais, o apoio do Corpo de Bombeiros, multas aplicadas e a quantidade de infratores.
No total, a Prefeitura recebeu 359 denúncias através da Ouvidoria da Sema (Disk Denúncias), no período de janeiro a outubro de 2025. Foram lavrados 32 autos de infração, totalizando 2.331 Unidades Padrão Fiscal Municipal (UPFM), equivalentes a R$ 241.654,77 em penalidades aplicadas.
“Nossas equipes de fiscalização trabalharam em regime de plantão contínuo, inclusive aos feriados e finais de semana, com objetivo de atender todas as denúncias formalizadas. Também contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia em um trabalho de integração”, disse Vinícius Miguel, titular da Sema.
Para Vinícius Miguel, as ações de enfrentamento às queimadas este ano representam não apenas a efetividade da fiscalização, mas também o compromisso do município com a prevenção e o controle de práticas ilegais que ameaçam os recursos naturais e a qualidade ambiental no município.
O secretário ressaltou, ainda, a união de esforços da Prefeitura de Porto Velho, governo federal, governo de Rondônia, Ministério Público e Tribunal de Contas de Rondônia para que a cidade não vivesse o mesmo drama que enfrentou ano passado, quando atividades ao ar livre tiveram que ser suspensas por conta da péssima qualidade do ar.
DENÚNCIAS POR MÊS
Janeiro –6
Fevereiro –5
Março –10
Abril –12
Maio –17
Junho –26
Julho –142
Agosto –98
Setembro –40
Outubro –3
DENÚNCIAS POR BAIRROS
Nova Esperança –18
Lagoinha –16
Três Marias/Novo Horizonte –14 cada
Socialista –12
Esperança da comunidade, Igarapé, Lagoa, Nacional, Nova Porto Velho e Flodoaldo Pontes Pinto –10 em cada bairro
Teixeirão, Areal –9 cada
Centro, Jardim Santana e Nova Floresta –7 cada um
Agenor de Carvalho, Cuniã, Mriana, Floresta e Aponiã –6 em cada bairro
Castanheira/Eldorado –5 denúncias cada.
Texto:Augusto Soares
Foto:José Carlos/Mateus dos Santos/ Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)