Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura de Porto Velho reduz em 85% a quantidade de queimadas urbanas em relação a 2024

Prefeitura recebeu 359 denúncias através da Ouvidoria da Sema (Disk Denúncias)

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
21/10/2025 às 11h11
Prefeitura de Porto Velho reduz em 85% a quantidade de queimadas urbanas em relação a 2024
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), reduziu em 85% os focos de queimadas urbanas em 2025, em relação a 2024. O relatório divulgado ainda destaca o trabalho dos fiscais, o apoio do Corpo de Bombeiros, multas aplicadas e a quantidade de infratores.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

No total, a Prefeitura recebeu 359 denúncias através da Ouvidoria da Sema (Disk Denúncias), no período de janeiro a outubro de 2025. Foram lavrados 32 autos de infração, totalizando 2.331 Unidades Padrão Fiscal Municipal (UPFM), equivalentes a R$ 241.654,77 em penalidades aplicadas.

“Nossas equipes de fiscalização trabalharam em regime de plantão contínuo, inclusive aos feriados e finais de semana, com objetivo de atender todas as denúncias formalizadas. Também contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia em um trabalho de integração”, disse Vinícius Miguel, titular da Sema.

Vinícius Miguel disse que equipes de fiscalização trabalharam em regime de plantão contínuo
Vinícius Miguel disse que equipes de fiscalização trabalharam em regime de plantão contínuo
Ele acrescentou que a Sema passou a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio e equipamentos estratégicos para fortalecer a atuação das equipes de campo, como drones para monitoramento aéreo, dispositivos GPS para mapeamento preciso e a automação do sistema de Disk Denúncias. Com isso, a eficiência operacional foi ampliada, permitindo respostas mais rápidas.

Continua após a publicidade
Anúncio

Foram lavrados 32 autos de infração, totalizando 2.331 Unidades Padrão Fiscal Municipal (UPFM)
Foram lavrados 32 autos de infração, totalizando 2.331 Unidades Padrão Fiscal Municipal (UPFM)
“Essas medidas refletiram diretamente na mitigação dos impactos ambientais decorrentes das queimadas. Como consequência, o município apresentou uma mudança expressiva em seu cenário ambiental, evidenciando a efetividade das ações de fiscalização, monitoramento e prevenção, bem como o compromisso da gestão do prefeito Léo Moraes com a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida da população”, ressaltou o secretário.

Para Vinícius Miguel, as ações de enfrentamento às queimadas este ano representam não apenas a efetividade da fiscalização, mas também o compromisso do município com a prevenção e o controle de práticas ilegais que ameaçam os recursos naturais e a qualidade ambiental no município.

O secretário ressaltou, ainda, a união de esforços da Prefeitura de Porto Velho, governo federal, governo de Rondônia, Ministério Público e Tribunal de Contas de Rondônia para que a cidade não vivesse o mesmo drama que enfrentou ano passado, quando atividades ao ar livre tiveram que ser suspensas por conta da péssima qualidade do ar.

DENÚNCIAS POR MÊS

Janeiro –6
Fevereiro –5
Março –10
Abril –12
Maio –17
Junho –26
Julho –142
Agosto –98
Setembro –40
Outubro –3

DENÚNCIAS POR BAIRROS

Nova Esperança –18
Lagoinha –16
Três Marias/Novo Horizonte –14 cada
Socialista –12
Esperança da comunidade, Igarapé, Lagoa, Nacional, Nova Porto Velho e Flodoaldo Pontes Pinto –10 em cada bairro
Teixeirão, Areal –9 cada
Centro, Jardim Santana e Nova Floresta –7 cada um
Agenor de Carvalho, Cuniã, Mriana, Floresta e Aponiã –6 em cada bairro
Castanheira/Eldorado –5 denúncias cada.

Texto:Augusto Soares
Foto:José Carlos/Mateus dos Santos/ Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários