Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Carreta da Saúde proporciona diagnóstico precoce e promove o cuidado integral à saúde da mulher

Iniciativa oferece diversos exames especializados como mamografia e consultas com ginecologistas

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
21/10/2025 às 09h02
Carreta da Saúde proporciona diagnóstico precoce e promove o cuidado integral à saúde da mulher
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

A Carreta da Saúde da Mulher, iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está proporcionando atendimento médico gratuito e especializado a mulheres, em frente à Maternidade Municipal Mãe Esperança.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A unidade móvel, totalmente equipada, oferece diversos exames especializados como mamografia, ultrassonografia transvaginal, exames de colo e mama, além de consultas com ginecologistas e biópsias de mama e colo do útero.

A ação faz parte do programa "Agora Tem Especialistas", do Ministério da Saúde, e já percorreu dezenas de cidades em todos os estados brasileiros. O agendamento dos atendimentos é feito pela Semusa, que prioriza mulheres com histórico de câncer na família, sintomas suspeitos ou que não realizam exames há muitos anos.

PREVENÇÃO

Continua após a publicidade
Anúncio

Sineide Nunes foi a primeira beneficiada e expressou sua gratidão pelo atendimento realizado
Sineide Nunes foi a primeira beneficiada e expressou sua gratidão pelo atendimento realizado
A atendente de telemarketing Sineide Nunes foi a primeira beneficiada e expressou sua gratidão pelo atendimento realizado. Moradora da capital, ela conta que esperava há cerca de dois anos por um exame de mamografia e graças a iniciativa teve essa oportunidade atendida.

“Eu acho que para a saúde da mulher é de extrema importância. Eu que estava esperando há quase dois anos esse exame, já nem acreditava mais que seria realizado. Então pra mim, foi muito bom, eu só tenho que parabenizar e que desejar que continuem trazendo mais saúde para nós mulheres”, disse Sineide Nunes.

Quem também foi chamada para realizar atendimento com ginecologista foi a pedagoga Maria Jandineide, que precisa fazer vários exames, pois foi identificado um mioma no útero e precisa seguir com acompanhamento dos profissionais da saúde para identificar quais procedimentos serão necessários.

Maria Jandineide também foi chamada para realizar atendimento
Maria Jandineide também foi chamada para realizar atendimento
“Essa iniciativa é de fundamental importância, porque veio para agilizar e melhorar o atendimento. Eu esperava há dois anos porque não tinha conseguido. E agora meio que do nada surgiu essa carreta e eu estou sem palavras para descrever o que estou sentido, porque agora consegui realizar meus exames”, concluiu a pedagoga.

A funcionária pública aposentada Edileuza das Graças tem 61 anos de idade e também foi uma selecionada para o atendimento na carreta. Ela conta que por conta de um problema na saúde há alguns anos, é necessário o acompanhamento médico e a carreta chega em boa hora para seguir com esses exames.

“Eu tive um problema com a minha saúde em 2001 e é preciso seguir fazendo revisões. Eu adorei essa iniciativa, pois faz a prevenção das mulheres. Tem muitas que esperam anos e anos e nunca conseguem realizar os exames. Agora com essa carreta, fica mais fácil o atendimento e vamos seguir cuidando da nossa saúde”, finaliza Edileuza das Graças.

SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR

Edileuza das Graças foi uma das selecionada para o atendimento na carreta
Edileuza das Graças foi uma das selecionada para o atendimento na carreta
A unidade móvel itinerante é totalmente equipada, com equipes multiprofissionais e infraestrutura para realizar diversos procedimentos. A carreta permanecerá disponível por 30 dias, com uma média diária de 60 atendimentos. A Prefeitura de Porto Velho segue com ações e medidas essenciais na saúde da mulher.

A gestão é o elo mais próximo da população, atuando na prevenção, promoção do autocuidado, acolhimento e atendimento médico. Por isso, os investimentos na saúde seguem sendo prioridade para garantir um sistema de saúde acessível, humanizado e que, principalmente, respeite as necessidades específicas das mulheres porto-velhenses.

Texto:André Oliveira
Fotos:José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários