Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Tensões em Gaza Elevam Preços do Petróleo e Despertam Preocupações Globais

Conflito Israel-Hamas e o impacto nos mercados de energia e economia mundial.

Por:
13/10/2023 às 13h13
Tensões em Gaza Elevam Preços do Petróleo e Despertam Preocupações Globais
Reprodução

Os mercados de petróleo estão em alta, à medida que as tensões aumentam entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. Investidores temem que a escalada do conflito, que pode incluir uma possível incursão terrestre das tropas israelenses, prejudique o abastecimento global. O petróleo WTI e o petróleo Brent registram aumentos significativos, com o WTI subindo cerca de 4,6% a US$ 86,6 o barril, e o Brent aumentando 4,2% a US$ 89,5 o barril.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

No início da semana, após os ataques do Hamas, os preços do petróleo haviam subido, mas depois sofreram quedas. No entanto, especialistas, como o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, alertam que um conflito prolongado no Oriente Médio poderia resultar em um aumento significativo nos preços do petróleo. Gourinchas destacou que um aumento de 10% nos preços do petróleo poderia impactar o crescimento do PIB mundial em 0,15 ponto percentual e elevar a inflação em 0,4%.

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, também expressou preocupações, descrevendo as tensões no Oriente Médio como "uma nova nuvem no horizonte não muito ensolarado para a economia mundial". À medida que o conflito Israel-Hamas continua a evoluir, os mercados de energia e a economia global permanecem em estado de alerta, com as preocupações sobre os preços do petróleo e seu impacto na estabilidade econômica global em destaque.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários