Estudantes, professores, gestores escolares e secretários municipais de Educação do Acre estão mobilizados para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, que teve início nesta segunda-feira, 20, e segue até sexta-feira, 31.
Realizado em todo o Brasil, o Saeb é a principal avaliação nacional externa promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com estados, municípios e o Distrito Federal.
As provas são aplicadas em escolas públicas e privadas e têm como objetivo avaliar a qualidade da educação básica no país, fornecendo dados que auxiliam na elaboração de políticas públicas voltadas à melhoria do ensino em todos os níveis.
O público-alvo da avaliação inclui estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, além da 3ª série do ensino médio. Também participam professores, diretores, secretários municipais de Educação e familiares dos alunos, por meio de questionários que complementam as informações obtidas nas provas.
Os resultados do Saeb são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade da educação brasileira. Com base nessas informações, torna-se possível elaborar estratégias concretas de aprimoramento, tanto nas escolas estaduais quanto nas redes municipais de ensino.
O exame, realizado a cada dois anos, avalia o domínio dos alunos em língua portuguesa e matemática, possibilitando uma visão abrangente sobre o aprendizado e o desempenho escolar. O Saeb desempenha papel fundamental no fortalecimento das políticas educacionais, favorece a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa e incentiva o avanço técnico e científico na área da educação.
Gestora destaca importância da avaliação
Para a gestora da Escola Estadual Ramona de Castro, Cristina Araújo, o Saeb é uma ferramenta essencial para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.
“O Saeb é muito importante, tanto para a escola quanto para a rede de ensino, pois, por meio dessa avaliação, conseguimos identificar como os alunos estão em relação às habilidades e competências, especialmente em língua portuguesa e matemática. A partir dos resultados, podemos reconhecer as principais dificuldades e ajustar nossas estratégias de ensino para melhorar o desempenho dos estudantes”, explicou a gestora.
“Os resultados anteriores também são analisados pela equipe pedagógica, servindo de base para a reflexão e o planejamento de ações que visem fortalecer o domínio das habilidades e superar as fragilidades identificadas”, completou.
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