Os alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Clícia Gadelha, localizada no bairro São Francisco, em Rio Branco, tiveram uma manhã diferente nesta segunda-feira, 20. Eles participaram das oficinas de Física – Superchoque e de Química – Eletroquímica , promovidas pelo Núcleo de Matemática e Ciências Aplicadas (NCA) da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).
A iniciativa tem como objetivo tornar o ensino das ciências da natureza mais acessível e dinâmico, despertando a curiosidade dos estudantes e mostrando a aplicação prática dos conteúdos aprendidos em sala. As oficinas são realizadas em escolas que solicitam a atividade junto à SEE.
De acordo com o professor de Física Daniel Gomes, a proposta é aproximar a ciência do cotidiano dos alunos.
“Essa ação é uma forma de motivar o aluno na aprendizagem das Ciências da Natureza. No meu caso, como professor de física, trazemos uma abordagem diferenciada com experimentos que mostram a vivência do dia a dia. O estudante aprende a observar os fenômenos que acontecem em casa, na natureza, no mundo. O experimento evidencia que a ciência tem vida, lógica e sentido”, destacou o professor.
As experiências chamaram a atenção dos jovens, que puderam ver de perto fenômenos elétricos e reações químicas em ação. Para muitos, foi a primeira vez em contato direto com esse tipo de atividade prática.
A aluna Marlucy Almeida, de 15 anos, ficou empolgada com a oficina. “Achei inovador e muito legal trazer isso para as escolas. A gente aprendeu sobre elétrons, eletricidade estática e o gerador de energia. Deixa de ser aquela aula teórica e vira algo prático, dá até vontade de aprender mais. Se viesse de novo, eu participaria com certeza”, contou.
Já o estudante Carlos Lima, também de 15 anos, destacou a importância da experiência para compreender melhor os conteúdos.
“Física é uma matéria difícil porque geralmente é muito teórica. Quando a gente tem a oportunidade de ver e manusear os equipamentos, tudo fica mais fácil e interessante. Aprendemos sobre energia cinética e vimos como os geradores funcionam. Foi muito inovador”, relatou.
The post Oficinas de física e química despertam interesse de alunos por ciências na Escola Clícia Gadelha appeared first on Noticias do Acre .