O final de semana foi bastante agitado para 40 alunos de Rio Branco do curso técnico em Guia de Turismo do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). Os cursistas participaram de seminário e visitaram pontos turísticos de Cruzeiro do Sul, durante visita técnica que iniciou na quinta-feira, 16, e finalizou no domingo, 19.
A proposta do projeto, que é realizado em parceria do governo do Acre, por meio do Ieptec, com a Prefeitura de Rio Branco, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), é proporcionar melhoria no atendimento e serviços ofertados aos turistas e visitantes de Rio Branco, com a habilitação profissional para o segmento empresarial e trade turístico que atua diretamente no turismo da capital.
A primeira turma da formação semipresencial iniciou as ações em novembro de 2024 e, de lá para cá, realizou diversas visitas a pontos turísticos da capital. A viagem até Cruzeiro do Sul marcou o encerramento das atividades práticas do curso.
O city tour pela capital do Juruá teve início na sexta-feira, 17, com a participação dos alunos no 1º Seminário Regional de Turismo Sustentável – Instância de Governança Regional Caminhos das Aldeias e da Biodiversidade, promovido pelo governo do Estado do Acre, para estimular o diálogo entre municípios e fortalecer estratégias de desenvolvimento turístico sustentável no Juruá.
A aluna Regina Lúcia Almeida de Souza é turismóloga e animadora turística e cultural e não poupou elogio ao curso: “Esse curso é muito importante para mim, enquanto profissional da área do turismo. Estamos tendo uma assistência maravilhosa, professores excelentes, um curso de muita qualidade. Fico muito feliz de estar fazendo esse curso e por contribuir com o desenvolvimento do nosso estado e, a partir de agora, como guia de turismo”, salientou.
Marido de Regina, o administrador Airton Duarte cursa Guia de Turismo junto com a esposa: “Curso excelente, muito proveitoso e uma experiência fora do padrão para mim. O Ieptec e a Prefeitura de Rio Branco estão de parabéns.”
Para Kássia Ligiane Fontes que, há um ano, abriu uma agência de viagens online, “o curso está sendo de extrema importância e a gente tem desbravado o estado do Acre que tem bastante coisa para mostrar e história para contar”.
No período da tarde, os cursistas visitaram uma empresa que produz peças de marchetaria, uma arte milenar de um gênero raro de incrustação ou aplicação de partes recortadas de madeira em objetos de marcenaria, formando desenhos dos mais diversos tipos.
A turma seguiu com o aprendizado em campo e conheceu o centro histórico de Cruzeiro do Sul, simbolizado pelo Centro Cultural do Juruá. O edifício foi construído em 1904 e se tornou um dos principais símbolos do centro histórico da cidade.
No sábado, 18, os alunos conheceram o ponto de encontro dos agricultores familiares da região para a venda de produtos como verduras, frutas, farinhas, doces e artesanato. O Mercado do Produtor é um centro de efervescência cultural e gastronômica, parada obrigatória para visitantes e moradores locais que desejam adquirir produtos frescos e de qualidade.
Para encerrar as atividades no Juruá, não poderia faltar um passeio a um popular destino turístico conhecido por sua beleza natural e rica biodiversidade, o Rio Croa. Afluente do Rio Juruá, o manancial se destaca durante o verão amazônico pelo fenômeno “tapete verde”, formado por plantas aquáticas. No local, é possível praticar ecoturismo, fazer passeios de barco e experimentar a culinária regional.
A guia de turismo, historiadora e professora da turma Ana Lúcia da Cunha reforça a importância do curso para o turismo acreano: “Esse curso forma guias regionais do Acre, então, é preciso conhecer o estado, qualificar o nosso destino, formar profissionais com devidas habilidades para receber os visitantes. Cruzeiro do Sul tem um turismo muito forte, é o nosso ponto focal na questão do etnoturismo, ecoturismo, turismo de natureza e turismo histórico”, frisou.
Andréia Lima, assessora técnica do departamento de EaD do Ieptec, acompanhou a turma em todas as visitas técnicas: “A equipe da EaD do Ieptec acompanha todas as aulas, tanto online como presencial, e os alunos tiveram todo o suporte possível até aqui e continuarão tendo até o final do curso. Posso afirmar que nós já temos profissionais qualificados para atuar na área do turismo acreano. Eu vi o entusiasmo de cada aluno, a dedicação deles, a evolução no decorrer do curso que está sendo um verdadeiro sucesso”, completou Andreia.
As aulas online seguem até o dia 17 de novembro e a previsão é que a formatura da primeira turma do curso técnico em Guia de Turismo do Ieptec seja realizada até o final do ano.
The post Com city tour por Cruzeiro do Sul, alunos do curso técnico em Guia de Turismo do Ieptec realizam última visita técnica da formação appeared first on Noticias do Acre .