A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil, alerta às famílias cadastradas junto ao município, vítimas de enchentes, secas ou algum outro fenômeno natural, para que não forneçam dados pessoais como endereço, RG ou CPF para pessoas desconhecidas. Criminosos se passando por membros da Defesa Civil estão tentando aplicar golpes.
“A Defesa Civil Municipal não solicita via e-mail, SMS ou WhatsApp dados cadastrais das pessoas, como RG e CPF, para fazer qualquer tipo de entrega de ajuda social. O trabalho da Defesa Civil é ir diretamente à casa das pessoas que estão precisando. Não confiem dados solicitados por telefone ou pela internet”, disse Marcos Berti, titular da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC).
Antes de fornecer qualquer informação nesse sentido, Marcos Berti pede que as pessoas primeiramente entrem em contato com a Defesa Civil Municipal para tirar dúvidas. Além disso, caso alguém já tenha sido vítima dos golpistas, deve procurar imediatamente a polícia para registrar ocorrência.
“Eles escolhem como vítimas os idosos e as pessoas que têm menos conhecimento em informática”, alerta o superintendente da Defesa Civil. Na dúvida, ligue para o (69) 98473-2112, 199 ou ainda para o 193, que é do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil está à disposição para orientar em qualquer situação atípica”, completou.
Texto:Augusto Soares
Fotos:SMDC/ Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)