
Representantes dos mais diversos movimentos culturais de Porto Velho enalteceram a gestão do prefeito Léo Moraes, por meio da Fundação Cultural do Município (Funcultural), pela forma como organizou e dialogou com o público-alvo durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada na sexta-feira e sábado (17 e 18), no auditório do Sindicato dos Profissionais da Educação de Rondônia (Sintero).
“A conferência foi muito proveitosa, pois debatemos aspectos relevantes da nossa cultura que serão levados para as Conferências Estadual e Nacional. A iniciativa é relevante, pois a sociedade civil está se mobilizando para estabelecer um cronograma. Contamos com a participação de diversos setores da sociedade, tanto de órgãos governamentais quanto da sociedade civil, nessas discussões”, afirmou Carlos Barros, delegado do patrimônio material e imaterial.
.jpg)
POVOS INDÍGENAS
Como uma das representantes dos povos indígenas, Lucinara Migueleno (Waruã) disse que sua participação foi fundamental no grupo de articulações e ações, como forma de promover a inclusão dos povos tradicionais. Ela entende ser crucial aos indígenas que vivem em contextos urbanos a destinação de espaços apropriados para que possam expressar a sua cultura.

FUNCULTURAL
O presidente da Funcultural, Antônio Ferreira (Ferreirinha), informou que a Conferência contou com a participação de diversos grupos sociais, como indígenas, ribeirinhos, caboclos, moradores da periferia e produtores culturais de diferentes áreas, incluindo dança, música, teatro e literatura.
“Superou todas as nossas expectativas em relação ao número de participantes. Além dos representantes dos setores artísticos e culturais, como dança, teatro e demais segmentos, que costumam participar, notamos uma participação maior de outros setores da sociedade. Isso engrandece a gestão do prefeito Léo Moraes e demonstra que estamos no caminho certo para promover e fortalecer a arte e a cultura em Porto Velho”, afirmou.
EVENTO

Na ocasião, também foi elaborado o Plano Municipal de Cultura, eleição e posse dos integrantes do Conselho Municipal de Cultura e discussão sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) -Lei Aldir Blanc).
Durante o evento também ocorreram apresentações culturais do Grupo Folclórico Karitiana, carimbó e capoeira. No sábado (18), uma noite festiva no Mercado Cultural, com muito samba, pagode e forró, marcou o encerramento da programação.
Texto:Augusto Soares
Fotos:Augusto Soares
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)