Prefeito de Rio Branco coordena segunda sessão extraordinária da Amac e do Cinreso em Assis Brasil
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cinreso), Tião...
Por: RedaçãoFonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
17/10/2025 às 19h12
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cinreso), Tião Bocalom, liderou a segunda sessão extraordinária conjunta das duas entidades na Regional do Alto Acre, realizada no prédio anexo da Prefeitura Municipal de Assis Brasil.
Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
A reunião reforçou o compromisso com as pautas municipalistas e a busca por soluções conjuntas para desafios regionais, com a presença de prefeitos e vice-prefeitos dos municípios de Manoel Urbano, Bujari, Rio Branco, Senador Guiomard, Acrelândia, Plácido de Castro, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil.
O Governo do Estado foi representado pelos secretários Cel. Ricardo Brandão (Secretaria de Estado de Planejamento) e Cel. José Gaia (Secretaria de Estado de Segurança), que destacaram as ações e o projeto de segurança na fronteira.
Reunião reforçou o compromisso com as pautas municipalistas e a busca por soluções conjuntas para desafios regionais. (Foto: Ton Lindoso/Secom)
O Governo Federal, por sua vez, esteve presente com o superintendente do Incra, Márcio Alércio, que abordou a importância da regularização fundiária urbana e rural em parceria com os municípios.
Continua após a publicidade
“A regularização fundiária urbana é feita em parceria com os municípios. Em Rio Branco, por exemplo, nesta semana entregaremos três títulos no Projeto de Assentamento Benfica, envolvendo cerca de 300 hectares e beneficiando de três a cinco mil famílias,” afirmou Alércio.
O superintendente da Funasa, Cláudio Amirton Pereira, também participou, informando sobre mais de R$ 50 milhões em convênios com os municípios para projetos de melhorias sanitárias, abastecimento de água, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos.
Avanço na gestão de resíduos sólidos do Alto Acre
Durante a assembleia do Cinreso, foi apresentado o projeto de aterro sanitário que atenderá os municípios de Assis Brasil a Xapuri, visando uma solução definitiva para a destinação de resíduos sólidos na região, atualmente sob Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Acre.
“Vamos recorrer à nossa bancada federal para obter o apoio necessário às prefeituras”, destacou o gestor. (Foto: Ton Lindoso/Secom)
O prefeito Tião Bocalom, enquanto presidente do Cinreso, ressaltou o papel de Rio Branco como parceiro. “Estamos dedicados a ajudar os municípios a resolverem seus problemas nessa área. Rio Branco, por exemplo, abriu as portas da sua Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) para que os quatro municípios do Alto Acre possam encaminhar seus resíduos enquanto os projetos definitivos são implementados.
Vamos recorrer à nossa bancada federal para obter o apoio necessário às prefeituras desses municípios”, asseverou o gestor.
O encontro, que contou ainda com a presença da deputada federal Antônia Lúcia, reforçou o diálogo intermunicipal e interinstitucional. Ao final, o prefeito de Rio Branco expressou sua satisfação;.
“Estou muito feliz em ver nossos prefeitos dedicados a resolver da forma mais apropriada, correta e eficaz o problema de destinação do lixo em suas cidades. A Amac e o Cinreso estão aqui à disposição para ser o suporte para alcançar as soluções necessárias para mudar a vida de cada família nos municípios para melhor”, concluiu o prefeito.
(Foto: Ton Lindoso/Secom)(Foto: Ton Lindoso/Secom)(Foto: Ton Lindoso/Secom)(Foto: Ton Lindoso/Secom)(Foto: Ton Lindoso/Secom)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.