A Prefeitura de Cuiabá concluiu nesta quinta-feira (16) a segunda etapa do projeto “AtivaMente”, que integra 320 alunos do 3º ao 5º ano de escolas públicas de Cuiabá, a partir de práticas esportivas.
A 2º Edição iniciou na segunda-feira (13), com a participação de oito escolas, duas por regionais de Cuiabá. Cada uma delas formou grupos com 20 jogadores divididos entre meninos e meninas.
No último dia, estudantes da escola "Professor Francisval de Brito", localizada no bairro Coophamil, se deslocaram até a escola Orlando Nigro, localizada no bairro Pedregal, para a disputa de partidas amistosas de futsal.
Divididos em dois times, com coletes de cor azul e amarela, as partidas foram realizadas às 9h e às 16h. Todas divididas em dois tempos de 10 minutos e intervalos para hidratação.
As partidas de futsal empolgaram os estudantes. O aluno da escola professor Francisval de Brito, João Gabriel Ferreira, de 8 anos, está matriculado no 2º ano, e disse que está ansioso para entrar no próximo ano e participar das partidas de futsal. “Estou gostando muito de ver. Acho muito legal vir em outra escola e conhecer novos escolas. Quando eu estiver no 3º ano, eu quero jogar”, disse.
O estudante Vitor Hugo Amorim, de 8 anos, matriculado na escola Orlando Nigro, acompanhava a partida na quadra e aprovou o projeto “AtivaMente”. “Eu gosto muito de futebol, de ver os colegas jogando. Já conversei e fiz amizade com colegas da outra escola”.
Nos quatro dias de partidas de práticas esportivas, também participaram estudantes das seguintes escolas municipais: São Sebastião, Aristotelino Alves Praeiro, Cel. Octayde Jorge Da Silva, Maximiano Arcanjo da Cruz, Elza Luiz Esteves e Nossa Senhora Aparecida.
Integração
O professor de Educação Física, Helvécio Lopes, um dos idealizadores do projeto “AtivaMente”, explica que novas edições já estão em fase de discussão.
“Foi muito bem sucedida essas duas edições. A ideia do projeto é estender o tempo dos alunos nas práticas esportivas, ao mesmo tempo, em que criamos um ambiente propício à amizade entre os estudantes”.
Também idealizadora do “AtivaMente”, a professora de Educação Física Marluci Micheli de Sousa reforça a importância do esporte nas escolas.
“A prática esportiva promove não só a saúde física e o desenvolvimento motor, mas também habilidades cognitivas e socioemocionais. O esporte melhora a concentração, a memória e a coordenação motora, ao mesmo tempo em que ensina valores como trabalho em equipe, respeito, disciplina e resiliência”.
#PraCegoVer
A foto ilustra crianças divididas em dois times de futsal com uniformes azuis e amarelos. Todos estão numa quadra de piso amarelo.