O paciente Genivaldo da Silva Pereira foi beneficiado com a entrega de uma prótese endoesquelética na perna direita, confeccionada pela Oficina Ortopédica da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre). A entrega foi feita pessoalmente pelo governador Gladson Camelí, durante agenda oficial na unidade hospitalar nesta quinta-feira, 16.
Ele sofreu uma amputação traumática entre o joelho e o tornozelo após um acidente com motosserra. Desde então, vem sendo acompanhado pela equipe da Oficina Ortopédica, que já produziu cinco próteses para ele, todas confeccionadas na própria Fundhacre. Ele fez o pedido da nova prótese em uma carta destinada ao governador.
A entrega da nova prótese simboliza o compromisso do governo do Estado com o fortalecimento dos serviços especializados e de reabilitação no Acre. A Oficina Ortopédica, que passou por reestruturação e mudança de local em 2024, agora funciona com melhores condições de atendimento e infraestrutura no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).
“Como governador do Acre, sinto orgulho em ver que, ao longo da nossa gestão, a Oficina Ortopédica passou a operar com melhores condições de atendimento. Este é um momento de celebração à vida, pois representa esperança para muitos pacientes que enfrentam traumas corporais e encontram na prótese uma chance real de reabilitação. Essa entrega simboliza o fortalecimento dos serviços especializados e de reabilitação oferecidos pelo Estado”, destacou o governador Gladson Camelí.
Com o apoio da Fundhacre, o serviço foi contemplado com novos materiais e insumos, o que permitiu ampliar a capacidade de produção de órteses e próteses e reduzir o tempo de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A oficina desempenha papel essencial na reintegração social e funcional de pessoas com deficiência física, oferecendo gratuitamente dispositivos que devolvem autonomia e qualidade de vida aos pacientes atendidos.
“Quero agradecer à presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, e a toda a equipe técnica da Oficina Ortopédica. Vocês realizam um trabalho inestimável, produzindo próteses que devolvem não apenas a mobilidade, mas a alegria de viver para muitos pacientes. É uma missão que transforma vidas e enche o nosso estado de orgulho”, destacou.
Além disso, o governador destacou que cuidar das pessoas tem sido seu maior legado.
“Essa entrega representa o cuidado que o governo tem tido com as pessoas, especialmente por meio da oficina ortopédica. Retomar esse trabalho faz uma diferença tremenda na vida de quem mais precisa.”
Ele destacou que há uma união entre toda a equipe de governo e que é possível perceber o impacto desse esforço ao olhar para o semblante de Pereira.
“Ver a felicidade dele é a maior obra do meu governo: cuidar das pessoas.”
Gladson Cameli também declarou que está cumprindo uma promessa feita em seu plano de governo.
“Lá atrás, eu planejei ter esse olhar carinhoso, esse olhar atento para quem mais precisa. Hoje, me sinto renovado e com ainda mais energia para continuar melhorando a vida das pessoas. Minha gratidão a Deus e a todos que estão nos ajudando a diminuir as diferenças. Esse trabalho dá sentido ao que estamos realizando.”
A entrega simbólica marca a retomada oficial dos trabalhos da Oficina Ortopédica da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre). O ato representa um avanço na política de reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência no estado.
A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, destacou que os resultados já são visíveis desde o reforço logístico realizado no ano anterior. “Fizemos uma entrega robusta de materiais e insumos para abastecer a nossa Oficina Ortopédica. Desde então, já colhemos frutos com adaptações de órteses, próteses e calçados ortopédicos, não só aqui na capital, mas também em parceria com a Sesacre em outros municípios do estado”, afirmou.
O gesto representa o impacto direto da política de fortalecimento da rede de cuidados à pessoa com deficiência. “A Oficina cumpre seu papel de reabilitar esses pacientes, oferecendo uma vida com mais qualidade e funcionalidade”, completou.
O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, reforçou que a reativação da Oficina Ortopédica é parte de uma estratégia maior de descentralização dos serviços de saúde. “Uma das maiores bandeiras da nossa gestão é a regionalização. Levar a saúde mais perto dos nossos pacientes foi uma das principais reivindicações durante a reeleição do governador”, explicou.
Pascoal ressaltou que, além da unidade em Rio Branco, a Oficina Ortopédica de Cruzeiro do Sul também está sendo fortalecida. “Mesmo com pontos fixos na capital e em Cruzeiro do Sul, conseguimos atender de forma regionalizada, levando assistência aos municípios por meio da saúde itinerante e outros serviços da rede”, disse.
Sobre os investimentos, o secretário garantiu que não se trata mais de ações pontuais. “Já incluímos na lei orçamentária os materiais especiais, órteses e próteses necessários para evitar o desabastecimento e a desassistência”, concluiu.
The post ‘Essa é minha maior obra’, diz governador ao entregar prótese a paciente atendido pela Oficina Ortopédica da Fundhacre appeared first on Noticias do Acre .