
Com doze obras em andamento, o governo do Estado, por meio o Instituto de administração Penitenciária (Iapen), aparece em 2º lugar no ranking nacional da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) que mede o percentual de execução de repasses destinados a obras no sistema prisional brasileiro. Com 93,17% de execução, o resultado demonstra o compromisso e a transparência do governo do estado, com a sociedade, no que se refere à aplicação, efetiva, de recursos.

Marcos Frank Costa, presidente do Iapen, disse que a gestão tem trabalhado junto à sua equipe, diariamente, para garantir o direito e a dignidade para todos que compõe o sistema penitenciário acreano, desde os privados de liberdade que estão sob responsabilidade do estado, até os servidores que, diariamente, trabalham para manter a ordem dentro das Unidades Penitenciárias. “Então é uma prioridade da nossa gestão oferecer um ambiente digno, seguro e cada vez melhor a quem tem esse direito. O meu sentimento é de que estamos cumprindo a nossa missão, estamos certos”, afirmou o presidente.

Pensando na transparência dessas ações, nessa quarta-feira, 15, na sede do Iapen, a gestão, junto à sua equipe reuniu autoridades do Legislativo, sindicato e Associação dos Servidores Penitenciários para fazer a apresentação dos projetos:
1 – Novo estande de tiros no Complexo Penitenciário em Rio Branco;
2 – Prédio do Centro de Atendimento ao Servidor Penitenciário;
3 – Gaiola de segurança secundária da Unidade de Regime Fechado nº 2 – Antônio Amaro;
4 – Construção da academia de Sena Madureira destinada ao sistema prisional;
5 – Construção da primeira base para cães na Unidade Prisional de Sena Madureira;
6 – Reforma e ampliação da guarita de controle de acesso, Flanco, do Complexo Penitenciário de Rio Branco;
7 – Nova base da Divisão de Operações com Cães – DOC;
8 – Reforma e adequação das Unidades Básicas de Saúde do Complexo Penitenciário de Rio Branco;
9 – A construção da Unidade Básica de Saúde do Complexo Penitenciário do Juruá;
10 – Reforma e adequação das salas de aula, juntamente com a recuperação do sistema de esgotamento sanitário da Unidade Penitenciária de Tarauacá;
11 – Reconstrução da muralha da Penitenciária de Tarauacá;
12 – Construção das baias para Suinocultura de Senador Guiomard.

Paulo Renato Dantas, chefe do Departamento de Desenvolvimento e Infraestrutura do Iapen, fez o detalhamento de cada obra para os convidados. “É uma nova ideia do presidente dar essa transparência aos projetos que estão em andamento e aos processos que têm sinalização e previsão para a execução. E a gente apresenta colocando todas as intenções da infraestrutura e também da presidência para que as pessoas consigam ter um entendimento do que tem, que já foi pensado e o que está sendo feito”, explicou.

Carlos Leopoldo, presidente da Associação dos Servidores Penitenciários, parabenizou a iniciativa. “Eu quero primeiro enaltecer esse momento de hoje, esse encontro para o qual fomos convidados pela presidência do Iapen. Saio daqui com a sensação de esperança. Parabenizo todas essas iniciativas, esses 12 projetos que já estão em execução, pois são projetos importantes que valorizam a dignidade do policial penal e priorizam também a melhoria de segurança dentro das unidades prisionais.”

O deputado Arlenilson Cunha, presidente da Comissão de Segurança da Aleac, disse que se sente muito feliz em saber sobre cada projeto executado. “Para a gente é gratificante, primeiro como um integrante de carreira; segundo, como parlamentar e como presidente da Comissão de Segurança Pública. Então é significativo ter essa apresentação aqui da equipe do Iapen, que traz condições aos policiais, dignidade, segurança. Para a gente é um sentimento de felicidade de ver o progresso. Eu quero parabenizar aqui a gestão do Iapen, o presidente e toda sua equipe que estão trabalhando e executando essas obras de grande valia para a sociedade acreana.”

Na oportunidade, outros sete projetos já aprovados e com recursos em conta, também foram apresentados:
1 – Reforma e ampliação da Unidade Penitenciária de Tarauacá;
2 – Reforma e ampliação da Unidade de Recolhimento Provisório de Rio Branco;
3 – Reforma e ampliação do bloco administrativo da Unidade de Regime Fechado de Rio Branco;
4 – Construção de um galpão industrial;
5 – Construção de um alojamento e um refeitório na unidade feminina de Rio Branco;
6 – Construção de um estande de tiros em Cruzeiro do Sul;
7 – Corredor de Integração da Unidade de Regime Fechado em Rio Branco.
Leandro Rocha, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do acre, que também estava presente, fez um agradecimento: “Eu quero agradecer ao presidente do Iapen por esse convite e por expor os projetos que estão sendo executados, e os projetos que estão em planejamento também. É um avanço. Eu costumo dizer que o trabalho em unidade prevalece. Tudo aquilo que vem a beneficiar, seja na questão estrutural, humanização do serviço, da atividade policial, é extremamente importante. E quem ganha com isso, no final do resultado, é toda a sociedade.”

Paulo Renato destacou que além dos 12 projetos já em execução e os 7 já aprovados, o Iapen já trabalha em outras propostas como a construção de torres para a Unidade de Regime Fechado em Rio Branco, reforma e adequação de pavilhões nos presídios Antônio Amaro Alves, Unidade de Regime Fechado, Recolhimento Provisório de Rio Branco e Unidade de Produção em Rio Branco, reforma e adequação de pavilhões nos presídios de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, cConstrução do Centro de Inteligência Penitenciária, entre outros.
The post Acre conquista 2º lugar em ranking de execução de repasses para obras no sistema penitenciário brasileiro appeared first on Noticias do Acre .