Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura de Parintins ultrapassa marca de duas mil pessoas qualificadas em dez meses de gestão

Ouvir Notícia Em dez meses de governo a gestão do prefeito Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves capacitou mais de duas mil pessoas para o mercado de ...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
16/10/2025 às 11h36
Prefeitura de Parintins ultrapassa marca de duas mil pessoas qualificadas em dez meses de gestão
Foto: Pitter Freitas
Ouvir Notícia

Em dez meses de governo a gestão do prefeito Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves capacitou mais de duas mil pessoas para o mercado de trabalho em Parintins. A capacitação profissional, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), qualifica a população, amplia as oportunidades de renda e promove o desenvolvimento social e econômico da cidade e zona rural.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Estão em andamento os cursos de Bartender, Maquiador, Porteiro e Vigia, Cuidador de Idoso e Cuidador Infantil. São mais de 150 pessoas em processo de qualificação, com aulas que acontecem nas dependências da Unidade do Senac/Parintins.

O prefeito comemorou a conclusão dos cursos de Bolo Artístico e Preparo de Salgados, que aconteceram na Gleba Vila Amazônia com 50 pessoas capacitadas e com 100% de participação e certificação através do SENAC. “Fico feliz! Fizemos parceria com o SENAC e estamos entregando 50 pessoas, homens e mulheres qualificadas para o mercado de trabalho para ganharem dinheiro com seu esforço, com seu trabalho e melhorar suas vidas. Eu que sou um estimulador do empreendedorismo quero gerar mais oportunidades”, assegurou Assayag.

A vice-prefeita Vanessa Gonçalves, que foi presentada pelas alunas, exaltou o processo de aprendizagem e o comprometimento na finalização do curso. “Todos ficaram encantados com os cursos, aprenderam algo novo, agora terão renda maior. É muito gratificante para nós enquanto gestores”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Daniele de Souza Freitas, concludente do curso de bolo artístico, aprovou a capacitação, abrindo portas para o empreendedorismo. “Para mim foi excelente. Estávamos precisando nos aperfeiçoar e o prefeito junto com o Senac trouxeram para nós. Queremos mais na área da gastronomia”, solicitou a aluna. 

A gerente do SENAC, Joice Viana, considerou os indicadores de 100% de conclusão dos alunos positiva, assegurando a continuidade do projeto “Senac na zona rural”.

Para a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEMASTH), Zeila Cardoso, a meta da qualificação profissional foi alcançada. “Esses cursos foram solicitados pelos moradores da Vila através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), que é desenvolvido pela SEMASTH. Para nós é motivo de alegria pela conclusão e formação com a credibilidade do SENAC, porque é uma certificação nacional”, enalteceu. 

Parintins Empreendedora

Por conta dos investimentos no fomento ao empreendedorismo e a inclusão, com o objetivo de gerar emprego, renda e novas oportunidades, o prefeito Mateus Assayag aderiu ao programa “Cidade Empreendedora” no ciclo de 2025/26 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação), promove inclusão produtiva e autonomia econômica, com capacitação, oficinas, cursos e minicursos profissionalizante através do da Acessuas, Centro de Costura Dona Cota, em parceria com diversas instituições como SENAC, SEBRAE, SICRED, especialmente, voltada às mulheres em situação de vulnerabilidade social e mulheres com direitos violados atendidas e acompanhadas pelos serviços socioassistenciais (CRAS, CREAS e demais serviços).

Texto Josene Araújo – SEMASTH/SECOM
Fotos: Pitter Freitas / Yuri Pinheiro - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários