A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso foi realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, em Cuiabá, e reuniu centenas de pessoas de todo o estado. O encontro marcou um momento importante para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completou 20 anos em 2025.
Com o tema“20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência serviu como um espaço de escuta, diálogo e troca de experiências entre trabalhadores, gestores e usuários da assistência social.
Entre os participantes, Lucas do Rio Verde teve uma presença especial. Representando o município estiveram Gisele Bellotti de Rezende, Paulo César Hartmann, Thamiris França Régis, Rakelly Barroso da Silva e Rosa Jordana de Abreu Aragão Amorin. Todos participaram das discussões, grupos de trabalho e votações ao longo dos três dias de evento.
Depois das discussões, as propostas foram votadas e aprovadas. Elas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis e também apresentadas na Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece em dezembro, em Brasília.
Na eleição dos delegados, Gisele Bellotti de Rezende, de Lucas do Rio Verde, foi escolhida como delegada titular entre os municípios de médio porte. A servidora Thamiris França Régis também foi eleita delegada titular no segmento dos trabalhadores e Rakelly Barroso da Silva, representando os usuários do SUAS, ficou como suplente.
Eleita delegada, Gisele comemorou a conquista, mas também ressaltou a responsabilidade da função.“Acreditamos que temos condições de bem representar o estado do Mato Grosso em relação a propostas de políticas públicas eficientes, que possam trazer melhorias aos serviços voltados à população e aos trabalhadores do SUAS. Queremos consolidar ainda mais a Política de Assistência Social, garantindo os direitos sociais previstos em nossa Constituição”, destacou.
Gisele também defendeu a proposta de destinar 1% da receita da União à Assistência Social, reforçando a importância de garantir recursos estáveis para o sistema.
A servidora Thamiris França Régis também saiu satisfeita com o resultado da conferência. Ela foi relatora do Eixo 1, que tratou sobre o acesso universal ao SUAS. “Participar da conferência no ano em que o SUAS completa 20 anos foi uma experiência muito significativa. Tivemos debates importantes sobre o fortalecimento dessa política pública. Lucas do Rio Verde teve uma participação expressiva, reafirmando nosso compromisso com a defesa de direitos e com o aprimoramento contínuo do SUAS”, contou.
Representando os usuários, Raquel Barroso da Silva falou sobre a emoção de participar.“Foi muito gratificante entender de perto a luta por melhorias. Saí da conferência com o coração cheio, vendo que há servidores comprometidos em garantir um atendimento melhor para todos”, contou.
(Foto: Ascom Prefeitura/Arquivo)
A conferência mostrou que o SUAS é feito por pessoas que acreditam na força da união e do diálogo. Cada ideia debatida ali foi um passo importante para melhorar o atendimento às famílias e levar mais cuidado e dignidade a quem precisa.