Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Fundhacre retoma exames de espirometria em Rio Branco

A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) retomou a oferta do exame de espirometria, importante ferramenta para o diagnóstico e ac...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
15/10/2025 às 16h23
Fundhacre retoma exames de espirometria em Rio Branco
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) retomou a oferta do exame de espirometria, importante ferramenta para o diagnóstico e acompanhamento de doenças respiratórias, em Rio Branco.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A retomada foi possível graças a uma parceria entre a Fundhacre e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Telessaúde, em colaboração com a Universidade Federal do Acre (Ufac). A iniciativa resultou na capacitação de servidores para a realização do exame, fortalecendo a assistência e a resolutividade dos serviços de saúde oferecidos pela instituição.

“O retorno da realização dos exames de espirometria na Fundhacre representa um avanço importante para o diagnóstico e o acompanhamento das doenças respiratórias no estado”, destacou o coordenador do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico da Fundhacre, Erick Melo.

Atualmente, a Fundhacre trabalha para ampliar a oferta do exame, com o objetivo de garantir mais agilidade e eficiência no atendimento aos pacientes. A capacitação de novos profissionais reforça a capacidade da instituição em responder à demanda e fortalecer a rede de assistência em Rio Branco.

Continua após a publicidade
Anúncio
Servidores foram capacitados para a realização do exame. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Servidores foram capacitados para a realização do exame. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“O exame de espirometria mede a quantidade e a velocidade do ar que entra e sai dos pulmões, sendo fundamental para avaliar a função pulmonar e identificar alterações respiratórias como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisema pulmonar e bronquite crônica. Também é utilizado em avaliações pré-cirúrgicas e no acompanhamento de pacientes com doenças respiratórias”, explicou Erick Melo.

Entre os beneficiados com a retomada dos exames de espirometria está o paciente Raimundo Carlos Vieira, que realiza acompanhamento na Fundhacre em razão de complicações respiratórias desenvolvidas após contrair covid-19. Com histórico de saúde delicado, ele relata que o exame tem sido essencial para compreender melhor sua condição e orientar o tratamento.

“O exame é tranquilo e é fundamental para orientar sobre os cuidados que devemos ter e ajudar no controle da nossa saúde respiratória. No meu caso, após contrair covid-19, desenvolvi um quadro asmático e passei a ter crises frequentes. A espirometria veio para facilitar o tratamento e indicar os cuidados que preciso manter para viver melhor”, relatou Raimundo.

Retomada foi possível graças a uma parceria entre Fundhacre, Sesacre e Ufac. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Retomada foi possível graças a uma parceria entre Fundhacre, Sesacre e Ufac. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Laís da Silva também acompanha sua saúde respiratória na Fundhacre em razão de problemas cardíacos que provocam episódios de falta de ar. Ela ressalta a importância do exame para receber orientações precisas sobre o tratamento e evitar complicações, especialmente em situações de emergência.

“Tenho um problema de coração e começo a sentir falta de ar, por isso o cardiologista solicitou alguns exames, e a espirometria é o último, e vai mostrar como estão meus pulmões. Faço uso da bombinha de asma, mas às vezes ela não resolve, e preciso ir ao hospital. Para mim, é muito importante poder realizar esse exame na Fundhacre gratuitamente, porque eu não teria condições de fazê-lo em outro lugar. Ele é essencial para direcionar meu tratamento corretamente”, salientou Laís.

A presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, destacou a importância do avanço: “A retomada dos exames de espirometria é mais um passo importante na consolidação da Fundhacre como referência em diagnóstico e tratamento especializado no Acre. Esse avanço reflete o compromisso da nossa equipe e das parcerias com a Sesacre e a Ufac em garantir um atendimento de qualidade, humanizado e resolutivo à população. Com a ampliação desse serviço, fortalecemos a capacidade do sistema público de saúde em oferecer respostas mais rápidas e eficazes às demandas respiratórias dos nossos pacientes”, concluiu.

The post Fundhacre retoma exames de espirometria em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários