Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Educação do Acre abre inscrições para a 4ª edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) publicou nesta terça-feira, 14, no Diário Oficial do Estado, o Edital nº 01/2025, abrindo as ins...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
15/10/2025 às 15h46
Educação do Acre abre inscrições para a 4ª edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) publicou nesta terça-feira, 14, no Diário Oficial do Estado, o Edital nº 01/2025, abrindo as inscrições para a 4ª edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano (PJPA). A iniciativa é realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), por meio da Escola do Legislativo Deputado Edson Cadaxo (ELA), e com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC).

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Jovens parlamentares acreanos durante atividades na Assembleia Legislativa: vivência democrática e formação cidadã. Foto: Arquivo/SEE
Jovens parlamentares acreanos durante atividades na Assembleia Legislativa: vivência democrática e formação cidadã. Foto: Arquivo/SEE

O programa convida escolas de Ensino Médio da rede pública estadual a participarem do processo seletivo que elegerá os novos jovens parlamentares de 2025. O PJPA tem como objetivo proporcionar aos estudantes a vivência do processo democrático, promovendo o conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo e incentivando a formação política e cidadã da juventude acreana.

Durante uma jornada parlamentar de quatro meses, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o papel dos deputados, discutir temas relevantes para a sociedade e apresentar propostas que representem as demandas dos jovens do estado.

Nesta edição, serão contempladas 24 escolas: duas em Rio Branco, duas em Cruzeiro do Sul e uma em cada um dos demais municípios acreanos. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das escolas selecionadas.

Continua após a publicidade
Anúncio

A seleção dos representantes será feita por meio de um pleito eleitoral interno, conforme as normas do edital. Para participar, as escolas interessadas devem enviar as redações de seus alunos candidatos para o e-mail pjpa.see@gmail.com entre 15 e 22 de outubro de 2025. Os textos devem ter entre 20 e 30 linhas, ser enviados em formato PDF, acompanhados do formulário de inscrição.

Programa Jovem Parlamentar Acreano estimula o protagonismo juvenil e o interesse dos estudantes pela política e pela democracia. Foto: Arquivo/SEE
Programa Jovem Parlamentar Acreano estimula o protagonismo juvenil e o interesse dos estudantes pela política e pela democracia. Foto: Arquivo/SEE

Além do envio digital, as escolas devem encaminhar as cópias impressas das redações e do formulário de inscrição (Anexo I) até o dia 30 de outubro de 2025 para a sede da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, em Rio Branco.

Cronograma do PJPA 2025

  • 15 a 22/10/2025 – Produção das redações e período de inscrição das escolas;
  • 23 e 24/10/2025 – Correção das redações;
  • 28/10/2025 – Divulgação das escolas selecionadas;
  • 28 e 29/10/2025 – Entrega da documentação dos candidatos à Comissão Executiva Eleitoral;
  • 30/10 a 07/11/2025 – Campanha eleitoral nas escolas;
  • 11/11/2025 – Eleição dos jovens parlamentares;
  • 12/11/2025 – Período para recursos;
  • 14/11/2025 – Divulgação oficial do resultado no site da SEE, TRE e Aleac;
  • Data a ser definida – Diplomação dos jovens parlamentares eleitos.

O Programa Jovem Parlamentar Acreano estimula o protagonismo juvenil e o interesse dos estudantes pela política e pela democracia representativa. O edital completo está disponível para consulta: EDITAL PJPM 2025 .

The post Educação do Acre abre inscrições para a 4ª edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários