Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Governo de RO realiza oficina para aprimorar protocolos e fortalecer a vigilância em saúde nos dias 21 e 22 de outubro

Com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância, detecção precoce e resposta a possíveis emergências em saúde pública,?? será realizadonos dias...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
14/10/2025 às 05h08
Governo de RO realiza oficina para aprimorar protocolos e fortalecer a vigilância em saúde nos dias 21 e 22 de outubro
Iniciativa reúne profissionais da rede estadual e do Ministério da Saúde para aprimorar a detecção e resposta a eventos de saúde pública

Com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância, detecção precoce e resposta a possíveis emergências em saúde pública,?? será realizadonos dias 21 e 22 de outubro, em Porto Velho, uma Oficina de Vigilância Baseada em Eventos nos Serviços de Saúde, promovida em Rondônia. O encontro reunirá representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/RO) e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), além de profissionais da rede hospitalar e núcleos de vigilância do Estado.

A programação inclui palestras, dinâmicas e exercícios práticos sobre o conceito e a aplicação da Vigilância Baseada em Eventos (VBE), metodologia que busca identificar sinais e informações atípicas nos serviços de saúde que possam indicar surtos, agravos ou ameaças emergentes. A proposta é ampliar a sensibilidade dos sistemas locais de vigilância, integrando os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE), o Centro de Informações Estratégicas de. Vigilância em Saúde (Cievs) e as demais instâncias do SUS.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

FORTALECIMENTO

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, destacou a importância da oficina para aprimorar a capacidade de resposta do estado. “Rondônia vem fortalecendo continuamente seus sistemas de vigilância, e a metodologia de vigilância baseada em eventos representa um avanço significativo. Quanto mais ágil for a detecção de sinais, mais eficiente será a resposta em defesa da saúde da população”, afirmou.

Durante os dois dias de atividades, os participantes participarão de estudos de caso, simulações e análises de fluxos de comunicação entre os níveis estadual e federal. A iniciativa busca consolidar protocolos e propor estratégias conjuntas para o fortalecimento da vigilância hospitalar e comunitária.

O evento encerra com a construção coletiva de propostas para fortalecer a VBE nos serviços de saúde de Rondônia, reafirmando o compromisso do governo do estado com a proteção da vida e a qualificação das ações de saúde pública.

Continua após a publicidade
Anúncio

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários