Com o objetivo de capacitar ainda mais as equipes para os desafios diários, a formação continuada “Mais Saúde com o Agente” trouxe nesta segunda-feira (13) uma palestra sobre“Risco, vulnerabilidade e danos à saúde da população e ao meio ambiente”, conduzido pelo agente da Defesa Civil, Darlison Silva.
Os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate a endemias (ACE) tiveram a oportunidade de ampliar o olhar para diversas situações que impactam diretamente o bem-estar coletivo. O treinamento abordou a identificação de riscos ambientais, prevenção de desastres e o papel estratégico que esses agentes exercem na linha de frente do cuidado e da proteção das comunidades.
Para a ACE Franciclaudia Carvalho, ao capacitar os agentes com novas ferramentas, o projeto não só melhora a Atenção Primária, mas também prepara as comunidades para enfrentar desafios como as mudanças climáticas, prevenção de agravos e resposta a emergências em todo o Município.
“Os agentes têm papel vital na mobilização e educação da população, e a gestão tem investido constantemente no aprimoramento do nosso trabalho para que, durante nossa atuação no dia a dia, possamos identificar e mitigar riscos de forma mais eficaz”, destaca.
Darlison Silva ressaltou que construir comunidades mais seguras e resilientes começa por compreender os riscos de cada local. “A atuação dos agentes é essencial porque eles conhecem o território, sabem onde estão as fragilidades e podem agir preventivamente. O olhar atento de cada um é o primeiro passo para evitar danos maiores à população”, frisou.
A iniciativa, integra o cronograma de ações idealizada pela Prefeitura de Sorriso e desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, via Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES).
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: CIES
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).