Ofortalecimento da cultura orientada por dados (data driven) e o reconhecimento de boas práticas na gestão pública marcaram o evento Cultura Data Driven, realizado nesta sexta-feira (10), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e contou ainda com a palestra sobre “A nova era da transformação cognitiva e cultura de dados”, com o diretor de inovação, programas e experiências da empresa que desenvolveu a plataforma do curso, Guilherme Pereira. A iniciativa reuniu gestores e servidores de diversas instituições públicas e contou com a participação da Controladoria-Geral do Estado de Rondônia (CGE-RO), que mais uma vez reafirmou seu compromisso com a inovação, a integridade e a gestão baseada em evidências.
Durante o encontro, o coordenador de Tecnologia da Informação da CGE-RO, Relinton Pinheiro Franco, foi reconhecido pelo seu desenvolvimento profissional contínuo por meio da plataforma de capacitação. O reconhecimento foi concedido no contexto do Acordo de Cooperação nº 011/2019, firmado entre o TCE-RO e a CGE-RO, que garante aos servidores acesso à plataforma para aprimorar conhecimentos em áreas como Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), gestão e inovação.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da parceria entre os órgãos visando a qualificação e o fortalecimento da gestão pública estadual. “O governo do estado tem priorizado ações que valorizam os servidores e modernizam os processos administrativos. Quando um servidor é reconhecido pelo seu empenho e aprimoramento profissional, toda a sociedade ganha com serviços mais eficientes”.
De acordo com o controlador-geral do estado, José Abrantes Alves de Aquino, o reconhecimento representa um marco importante na valorização do capital humano da administração pública. “A CGE-RO tem investido em qualificação e inovação, porque acreditamos que o conhecimento é a base para uma gestão pública eficiente e transparente. O exemplo do servidor Relinton demonstra o quanto a capacitação contínua fortalece nossa missão institucional e gera resultados concretos para a sociedade”, afirmou .
RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO
Para o servidor homenageado, Relinton Pinheiro Franco, o reconhecimento é um estímulo para continuar se dedicando ao aprendizado e à melhoria dos serviços prestados pela CGE. “A plataforma do curso tem sido uma ferramenta essencial para o nosso desenvolvimento técnico e profissional. Esse reconhecimento não é apenas individual, mas reflete o esforço coletivo da Controladoria em buscar excelência e modernização”, ressaltou.
Segundo o diretor de Transparência e Governo Aberto da CGE-RO, Marcos Guimarães Astrê, como órgão de controle interno, é nosso dever atuar pela transparência e boa governança e a parceria entre o TCE-RO e a CGE-RO é um exemplo de como a integração institucional pode gerar benefícios concretos. “Essa cooperação estratégica permite que a equipe de tecnologia da informação esteja cada vez mais preparada para atuar de forma estratégica. O fortalecimento das competências técnicas é um pilar fundamental para garantir uma gestão pública mais eficiente e participativa”, pontuou.
A iniciativa, reafirma o compromisso da instituição com o investimento em pessoas, entendendo que o aprimoramento contínuo dos servidores é fundamental para elevar o padrão dos serviços prestados à sociedade rondoniense.
Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Vitória Gonzaga
Secom - Governo de Rondônia