Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), na categoria Gestão Pública Estadual de Turismo. O estado ficou atrás apenas da Paraíba, que garantiu o primeiro lugar, e do Acre, que ocupou a segunda posição.
A cerimônia de premiação da 11ª edição do evento ocorreu no dia 8, durante a 52ª Abav Expo, uma feira B2B que reúne profissionais do setor, como Agentes de viagens, trade e guias de turismo, além de imprensa, assessorias e criadores de conteúdo digital. realizada no Rio de Janeiro (RJ), onde Rondônia esteve presente com stand para exposição das potencialidades turísticas do estado. O prêmio é considerado a maior condecoração do país voltada aos turismólogos e profissionais do setor.
A indicação ao prêmio considerou o conjunto do desenvolvimento dos planos de gestão da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), bem como, ações, estratégicas e investimentos realizados pelo governo estadual com o objetivo de fortalecer o turismo, em especial a conexão com a Amazônia e a projeção do estado no cenário internacional. O estado de Rondônia vem se destacando em diversas iniciativas que demonstram o compromisso do governo com a ascensão do turismo sustentável.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o prêmio é o reconhecimento de um plano de trabalho que tem compromisso com o desenvolvimento econômico. “Rondônia tem um potencial de ser a porta de entrada da Amazônia para o mundo. Por isso, investimos em ações focadas na integração e na projeção internacional. A conquista do prêmio reflete o trabalho efetivo para colocar o estado no centro do mapa turístico global,” ressaltou.
Entre as iniciativas realizadas pela Setur estão projetos como: pesca esportiva, etnoturismo, rotas turísticas e a ExpoTurismo. O estado também tem ampliado sua presença nacional em eventos, como o Rondônia Day, realizado em Brasília, que contou com a participação de mais de 30 embaixadores. O superintendente da Setur, Gilvan Pereira, destacou que Rondônia se sobressai na gestão estadual de turismo no país, resultado das ações realizadas. “Rondônia vem consolidando sua gestão de turismo com projetos estratégicos e participação em eventos nacionais. Estamos fortalecendo parcerias e desenvolvendo ações de marketing internacional para aumentar a visibilidade do nosso estado e destacar todo o potencial turístico que oferecemos”.
AÇÕES ESTRATÉGICAS E INVESTIMENTO
O governo de Rondônia investiu R$ 500 mil aplicados diretamente na promoção turística internacional, garantindo que Rondônia chegue aplayers[Instituições Financeiras] e consumidores globais com alta qualidade em diversos nichos do mercado internacional.
O Plano de Pesca Esportiva recebeu um investimento de R$ 2,5 milhões. O plano tem se consolidado na garantia do desenvolvimento internacional do segmento, com a atração de turistas estrangeiros amantes da modalidade, potencializando a beleza dos rios e a biodiversidade local.
O Meeting Brasil Rondônia, foi outro grande evento que facilitou o intercâmbio com países da Europa e América Latina e contribuiu diretamente para o crescimento do fluxo de visitantes, comprovado pelo aumento de visitantes estrangeiros em mais de 18%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), e, a Expo Turismo, que é uma plataforma essencial para a comercialização de produtos turísticos e para a ampliação da visibilidade do turismo do estado no cenário internacional.
Fonte
Texto: Simoni Marinho
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia