Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Acre avança na modernização do SUS com o lançamento do Portal Telessaúde

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Telessaúde do Acre, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Labo...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
10/10/2025 às 14h42
Acre avança na modernização do SUS com o lançamento do Portal Telessaúde
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Telessaúde do Acre, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), realiza nesta sexta-feira, 10, o lançamento do Portal Telessaúde Acre. O evento marca uma importante etapa na ampliação do atendimento digital no estado, reunindo profissionais de saúde, gestores e representantes das instituições parceiras.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O Portal Telessaúde Acre surge como um espaço digital destinado a conectar profissionais de saúde, compartilhar conhecimento e fortalecer o atendimento em todo o estado. A iniciativa integra o Programa Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo utilizar tecnologias de informação e comunicação para ampliar a cobertura, otimizar serviços e aprimorar processos de gestão na saúde pública.

“O Portal é a identidade do Núcleo Telessaúde Acre. Ele reúne informações essenciais sobre os serviços ofertados, resultados de indicadores e a agenda de atividades. Por meio desse espaço digital, profissionais e usuários do SUS poderão se conectar à Ação Estratégica do SUS Digital – Telessaúde no estado do Acre”, afirmou a coordenadora-geral do Núcleo de Telessaúde, Mônica Morais.

Evento marca uma importante etapa na ampliação do atendimento digital no estado. Foto: Sesacre
Evento marca uma importante etapa na ampliação do atendimento digital no estado. Foto: Sesacre

O Projeto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Aplicado à Telessaúde – Implementação da Saúde Digital no Acre – foi elaborado como resultado da parceria entre a Sesacre, a UFRN, por meio do Lais, e a Ufac. A iniciativa tem como objetivo promover a transferência de tecnologia e a implantação de uma plataforma própria de Telessaúde no estado, fortalecendo a capacidade local de oferecer serviços digitais de saúde de forma integrada e sustentável.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A plataforma oferece aos profissionais e gestores ferramentas que contribuem para a redução das filas de especialidades, garantindo mais agilidade e diminuindo os custos com o transporte de pacientes para as referências estaduais. As soluções de Telessaúde qualificam essas filas, permitindo identificar e priorizar os casos mais urgentes dentro da rede de atenção à saúde, assegurando um atendimento mais oportuno e adequado”, ressaltou Mônica Morais.

Com esse novo portal, o Acre passa a contar com ferramentas robustas para a realização de teleconsultorias, teleconsultas e serviços de telemedicina, fortalecendo iniciativas como o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), atualmente ofertado pelo Hospital Albert Einstein. A plataforma permite reorganizar filas de especialidades, reduzir a demanda no Sistema Nacional de Regulação, agilizar atendimentos e diminuir custos relacionados a tratamentos fora do domicílio (TFD).

Acre passa a contar com ferramentas robustas para realização de teleconsultorias, teleconsultas e serviços de telemedicina. Foto: cedida
Acre passa a contar com ferramentas robustas para realização de teleconsultorias, teleconsultas e serviços de telemedicina. Foto: cedida

“Inicialmente, a plataforma irá ofertar os serviços de teleconsultoria e de telemedicina, contemplando tanto a teleconsulta, que é a consulta remota entre médico e paciente, quanto a teleinterconsulta, que envolve o especialista junto ao médico e o paciente na Atenção Primária à Saúde. Os serviços de telediagnóstico e tele-educação, que já estão em funcionamento, também serão integrados ao portal, facilitando o acesso e a utilização por parte dos profissionais e das equipes de saúde”, explica a coordenadora-geral.

Para a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, o momento representa um passo decisivo na ampliação do Sistema Único de Saúde no estado. “O lançamento do Portal Telessaúde é um marco na modernização do SUS no Acre. Essa iniciativa reforça o compromisso do governo do Acre em oferecer um atendimento mais ágil, resolutivo e acessível, especialmente para os municípios mais distantes. A tecnologia é uma grande aliada na ampliação do cuidado e na qualificação dos serviços, permitindo que mais pessoas tenham acesso a especialistas e que os profissionais da rede atuem de forma integrada e colaborativa”.

Núcleo Telessaúde Acre realizou números expressivos de atendimentos desde a sua criação. Foto: Sesacre
Núcleo Telessaúde Acre realizou números expressivos de atendimentos desde a sua criação. Foto: Sesacre

Ao longo dos últimos anos, o Núcleo Telessaúde Acre consolidou números expressivos, com mais de 193 mil exames de tele-ECG (eletrocardiograma), quase 2 mil exames de tele-retinografia, cerca de 1,7 mil exames de teledermatologia e mais de 34 mil teleinterconsultas realizadas por meio do Proadi-SUS em parceria com municípios acreanos.

O lançamento do Portal Telessaúde Acre representa um avanço significativo na estratégia de modernização da saúde no estado, promovendo equidade no acesso aos serviços e consolidando a integração digital como pilar fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

“O Portal do Telessaúde será complementado, em etapas posteriores, com as demais ofertas recomendadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 3.691/2024, entre elas os serviços de teletriagem, telemonitoramento, telerregulação e teleorientação”, conclui Mônica Morais.

The post Acre avança na modernização do SUS com o lançamento do Portal Telessaúde appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários