Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Sesacre promove capacitação sobre manejo de pacientes vítimas de queimaduras

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), realiza nesta quarta-feira, 8, a Capacitação em Man...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
08/10/2025 às 15h46
Sesacre promove capacitação sobre manejo de pacientes vítimas de queimaduras
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), realiza nesta quarta-feira, 8, a Capacitação em Manejo de Casos de Epidermólise Bolhosa e Manejo do Paciente Queimado, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O evento conta com o apoio do Núcleo de Educação e Pesquisa (NEP) da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), do Núcleo de Feridas, Fisioterapia e NEP do Pronto-Socorro de Rio Branco.

Público-alvo é composto por equipes multiprofissionais de todos os municípios acreanos. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Público-alvo é composto por equipes multiprofissionais de todos os municípios acreanos. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Estamos aqui para falar sobre dois grandes temas: a epidermólise bolhosa e o atendimento inicial ao paciente traumatizado, vítima de queimaduras. Essas queimaduras podem ocorrer por diferentes causas, como choques elétricos, substâncias químicas ou objetos físicos, mas todas resultam em lesões de pele que exigem atenção imediata e adequada”, salientou o chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da Sesacre, Ivan Santana.

A ação tem o objetivo de fortalecer o conhecimento técnico dos profissionais das redes estadual e municipal de saúde, por meio de uma nova atualização no modelo de capacitação, que contempla todos os municípios do Acre.

Continua após a publicidade
Anúncio

O médico e secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, foi um dos palestrantes do evento, abordando o tema “Abordagem inicial e estabilização clínica do paciente queimado”. “O nosso foco é a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos sobre o tratamento e a abordagem do paciente grande queimado, à luz das diretrizes da Sociedade Brasileira de Queimaduras. A proposta é discutir os protocolos, mas também ouvir as vivências e práticas dos profissionais que estão na linha de frente, além de traçar caminhos para o diagnóstico diferencial de condições, como a epidermólise bolhosa e a síndrome da pele escaldada, entre outras”, destacou o secretário.

O público-alvo é composto por equipes multiprofissionais, incluindo enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e fonoaudiólogos. No total, a capacitação reúne cerca de 100 participantes vindos de todos os municípios do estado, com o propósito de levarem esse conhecimento para suas regiões de origem e atuarem como multiplicadores dentro das unidades de saúde, sejam elas estaduais ou municipais.

“A proposta é que os participantes saiam daqui bem amparados, monitorados e fortalecidos, para que possam distinguir com clareza as intervenções e os primeiros atendimentos a pacientes que apresentem intercorrências ou patologias relacionadas à epidermólise bolhosa, caracterizadas por lesões de pele, ou queimaduras. Apesar de ambas terem como foco o tratamento da pele, as abordagens são distintas e precisam ser compreendidas de forma precisa pelos profissionais da saúde”, explicou Ivan Santana.

Ação tem o objetivo de fortalecer o conhecimento técnico dos profissionais das redes estadual e municipal de saúde. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Ação tem o objetivo de fortalecer o conhecimento técnico dos profissionais das redes estadual e municipal de saúde. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A iniciativa busca aprimorar o atendimento a pacientes com condições dermatológicas graves e queimaduras, contribuindo para a qualificação contínua da assistência prestada em todo o estado.

“Estamos vivendo um momento muito importante voltado à capacitação, ao matriciamento e à multiplicação de conhecimentos e estratégias direcionadas ao cuidado de pacientes com lesões cutâneas, feridas complexas, casos de epidermólise bolhosa e queimaduras. Apoiamos e incentivamos a educação continuada e a educação permanente, por entendermos que essa é uma estratégia extremamente eficiente para aprimorar o cuidado assistencial e garantir um atendimento cada vez melhor aos nossos pacientes”, afirmou a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner.

O diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, Abegno Gadelha, destacou a relevância da capacitação para os profissionais que atuam no interior do estado. “É de uma importância imensurável, porque nós, como profissionais de saúde, conhecemos bem os desafios que enfrentamos, especialmente na região do Juruá. Sabemos das dificuldades do nosso trabalho, e eventos como este nos trazem novos conhecimentos, aprimoram o que já sabemos e nos capacitam para oferecer um atendimento de qualidade ainda maior aos nossos usuários”, concluiu.

The post Sesacre promove capacitação sobre manejo de pacientes vítimas de queimaduras appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários