A sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) desta quarta-feira (08) foi suspensa para receber a conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Maria das Neves Filha, representante da União Brasileira de Mulheres. Em sua fala, ela agradeceu a acolhida dos parlamentares e destacou a importância da retomada das conferências de direitos humanos no país, enfatizando o papel do Acre como símbolo de resistência e defesa da vida.
“É uma honra estar neste Estado de Chico Mendes, Marina Silva e de tantos defensores e defensoras dos direitos humanos. Num momento em que o Brasil é o quarto país do mundo que mais mata defensores, estamos aqui para defender a floresta, nossas riquezas naturais e, acima de tudo, a vida do nosso povo”, afirmou Maria das Neves.
A conselheira ressaltou ainda a preocupação do CNDH com os altos índices de feminicídios no Acre, e convidou os parlamentares a participarem da abertura da 4ª Conferência Estadual de Direitos Humanos. “As conferências são uma marca do Estado Democrático de Direito e precisam ser defendidas, pois garantem a participação popular e o fortalecimento da democracia”, disse. Segundo ela, o Conselho Nacional de Direitos Humanos permanece em assembleia permanente em defesa dos povos indígenas e da floresta.
Texto: Andressa Oliveira
Foto: Sérgio Vale