“O que faz a arquitetura?” e “O que é turismo?” Essas duas perguntas foram seguidas de muitas mãozinhas levantadas de alunos do 6° ano do Instituto São José, em uma tarde de conhecimento sobre os temas nesta terça-feira, 7, em Rio Branco.
As perguntas despertaram a curiosidade de cerca de 80 estudantes, com idades entre 11 e 13 anos, durante a apresentação do Programa CAU na Escola, uma iniciativa do CAU Jovem do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre (CAU/AC). Esta edição do projeto, que apresenta a importância da valorização de espaços urbanos, conta com a parceria do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete).
Jackson Viana, diretor de Turismo da Sete, destaca que a ação conta com a cartilha Cidade em Lápis, que apresenta pontos turísticos do Acre para colorir. Segundo o diretor, a ação contribui para a educação patrimonial e o turismo pedagógico no estado.
“Essa parceria com o CAU é uma das primeiras ações que a gente tem feito, desde o início do ano, relacionado ao turismo pedagógico. E tem trazido resultados muito positivos, tanto na parte social, cultural, educacional como também turística, porque daqui a gente entende que os alunos levam o assunto para seus pais e estimulam a conhecer os pontos turísticos que eles pintaram”, afirmou.
A programação do projeto, segundo a conselheira de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do CAU Jovem, Ana Bambuzini, inclui diversas atividades, inclusive um city tour na capital, a fim de que as crianças possam compreender o papel do arquiteto urbanista e desenvolvam um maior pertencimento com a cidade onde vivem.
“São quatro dias de ações em que vamos falar sobre a arquitetura, da questão ambiental, sobre a cidade, vamos falar de patrimônio, então a gente tenta levar essa visão para as crianças, para que elas tenham maior sentimento de pertencimento da cidade delas e também valorizem mais as memórias que elas podem criar em diversos edifícios, espaços históricos, parques que a gente tem na cidade”, destacou a coordenadora do CAU Jovem.
Silvia Quadros, diretora pedagógica do Instituto São José, ressaltou a importância desses temas para o desenvolvimento dos estudantes. “A atividade chegou em um momento muito bom e propício. Vivemos uma vida tão corrida que passamos pela cidade muitas vezes sem perceber o entorno. Eu acho que esse passeio será muito proveitoso para todos”, concluiu.
Para somar às atividades do CAU nas Escolas, muitos acadêmicos de arquitetura e urbanismo tem aderido aos projetos locais. É o caso de Yasmin Ribeiro, aluna do 7º período do curso. Ela explica que seu grupo na faculdade sempre se envolveu com causas sociais ligadas à área e aderiu ao projeto à convite da ex-professora e conselheira, Ana Bambuzini.
No CAU Jovem, Yasmin integra o grupo CAU Educa, que promove o contato com as crianças nas escolas. Para ela, é gratificante poder participar das atividades. “Eu gosto de estar envolvida com as crianças e de levar essa visita da arquitetura para elas. De certa forma, o projeto ajuda a divulgar o nosso curso, porque muita gente não sabe que é possível fazer arquitetura no Acre. Eu me identifico tanto com as causas sociais quanto com a divulgação da profissão, para que as pessoas saibam que há opções”, concluiu.
The post Projeto apresenta interação entre arquitetura e turismo a alunos do Instituto São José appeared first on Noticias do Acre .