Com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda, bem como à promoção da segurança alimentar e nutricional no município, a prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), realizou nesta terça-feira (7) oficina estratégica Alimenta Cidades.
O encontro aconteceu no Complexo Madeira-Mamoré e reuniu especialistas, gestores públicos, agricultores e lideranças sociais para refletirem, além da segurança alimentar, o trabalho da agricultura urbana e rural, o papel do plano municipal de segurança alimentar e nutricional e do fundo municipal na promoção da segurança alimentar.
De acordo com o secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, a ideia é incentivar e apoiar a implementação de políticas públicas que promovam a alimentação adequada e saudável nas cidades. Cada município participante realiza um diagnóstico para identificar suas necessidades específicas em relação à segurança alimentar.
ESTRATÉGIAS
O evento contou com a participação da consultora de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sesan/MDS), Lorrana Nascimento, que veio de Brasília contribuir e explicar a estratégia do Alimenta Cidades para os produtores.
Durante a oficina, também foi apresentado o livro “Caderno de Experiências sobre Políticas Alimentares Urbanas”, que destaca as estratégias do Alimenta Cidades e inclui 57 municípios do país. Porto Velho teve destaque no livro com a experiência da mandiocultura, uma produção agrícola tradicional e forte na região.
VALORIZAÇÃO
“É muito bom este evento, porque antigamente a gente não tinha ajuda da prefeitura como está acontecendo agora. Tenho o sonho de expandir a minha produção, mas ainda dependo de recursos. Por isso, o apoio da prefeitura é fundamental para incentivar e contribuir com os agricultores aqui do município, e tenho certeza de que esse apoio é apenas o começo”, finaliza a agricultora.
O evento segue até esta quarta-feira (8), com o Dia de Campo, com uma visita à Agrotropical Amazônia (produção livre de agrotóxicos) e ao Frigorífico Progresso Pescado (cadeia da agroindústria do pescado).
Texto:André Oliveira
Fotos:André Oliveira
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)