O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), marcou presença na 1ª Expo Fronteira, realizada pela prefeitura de Assis Brasil com apoio do governo até o domingo, 5. Durante o evento, a pasta promoveu o Espaço Indústria e Tecnologia, que se firmou como ponto de encontro entre inovação, empreendedorismo, esportes eletrônicos e cultura. A iniciativa integra o conjunto de ações da Seict em diversos municípios com foco em capacitação e apoio técnico para fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar o desenvolvimento local.
O diferencial na cidade foi a realização do Campeonato Trinacional de Free Fire na Arena Gamer, que reuniu jogadores do Brasil, Bolívia e Peru em uma disputa histórica e emocionante na tríplice fronteira. A competição mobilizou diversos jovens e atraiu um grande público, representando um marco na promoção da economia criativa e no uso da tecnologia como ferramenta de integração entre os países vizinhos. A ação reforçou o compromisso do Estado em abrir novos espaços e oportunidades para a juventude acreana a partir do estímulo em novas áreas que gerem renda.
Para o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, o Espaço Indústria e Tecnologia é uma ferramenta que ajuda a dinamizar as economias locais e simboliza a integração entre governo, setor produtivo e sociedade. Segundo ele, o projeto, valoriza as indústrias acreanas e estimula parcerias com empreendedores municipais, o que resulta na geração de novos investimentos e oportunidades. “A determinação do governador Gladson Camelí é clara: levar inovação e oportunidades às nossas cidades, aproximando o governo da população e gerando resultados concretos para a economia”.
Além das atividades tecnológicas, o local estruturado pelo governo contou com apresentações culturais de grupos bolivianos e peruanos. A presença dos representantes enriqueceu o evento com música, dança e expressões artísticas típicas das duas localidades. Além da troca cultural simbolizou, os representantes dos vizinhos andinos também realizaram a comercialização de produtos típicos, marcando a integração internacional. Com isso, a cidade se fortalece como um forte ponto estratégico para o intercâmbio econômico, turístico e social da região do Alto Acre.
Dara Rojas, que vive na cidade peruana de Iñapari, foi uma das pessoas que passaram pela Expo Fronteira ao longo dos três dias de evento. Para ela, o ambiente formatado pela Seict se destacou pela inovação e valorização das culturas dos três países. “Além de ser muito bonito e interativo, está tudo muito bem organizado. Gostei muito de ver os produtos brasileiros do setor moveleiro, com móveis lindos de todos os tipos, e da indústria. Me surpreendi demais com os itens expostos, desde calçados até os alimentos. O Acre produz muita coisa boa e de qualidade”.
The post Com Espaço Indústria e Tecnologia na 1ª Expo Fronteira, governo reforça integração trinacional com países vizinhos appeared first on Noticias do Acre .