Estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Charles Garcia e São Francisco de Assis participaram, na manhã desta segunda-feira (06), de mais uma aula preparatória para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A prova será aplicada de 20 a 31 de outubro em todo o território nacional, envolvendo escolas das redes municipais e estaduais de todo o Brasil.
As aulas preparatórias para o SAEB 2025 são promovidas pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental. A atividade tem como foco as habilidades de Língua Portuguesa (procedimentos de leitura; variação linguística; implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador; coerência e coesão no processamento textual; relações e três recursos expressivos e efeitos de sentido) e Matemática (espaço e forma; grandezas e medidas; Números e operações/ Álgebra e funções), avaliadas no exame do SAEB.
A secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, esteve presente na aula preparatória e destacou o compromisso da gestão do prefeito Mateus Assayag e vice-prefeita Vanessa Gonçalves com a melhoria da qualidade de ensino. “Nós temos feito um trabalho com nosso corpo técnico-pedagógico, atuando primeiramente nas formações de professores de 5º e 9º ano, e também nas séries iniciais com os professores de 2º ano. É importante enfatizar que nós estamos em busca dos melhores resultados no SAEB 2025”, pontuou a secretária.
Segundo o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental da Semed, professor Robert Seixas, a troca de conhecimento e experiências nas intervenções executadas junto a professores e alunos da rede municipal dá bons resultados. “A secretaria está em campo, está dando suporte para as escolas e as escolas estão mostrando de fato aquilo que aprenderam. Os resultados estão apresentando um grau significativamente positivo. Isso nos alegra e nos faz acreditar em bater as nossas metas no SAEB 2025”, afirmou.
O SAEB é um conjunto de avaliações utilizado para diagnosticar a qualidade da educação no Brasil por meio do monitoramento da aprendizagem. Com o resultado dos exames, governos municipais e estaduais são orientados no direcionamento de políticas públicas e estratégias pedagógicas. O Sistema de Avaliação da Educação Básica também é um dos principais elementos para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Texto e fotos: Daniel Sicsú – SEMED/SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)