O governador Mauro Mendes escolheu Sorriso para iniciar a semana de trabalho. Nesta segunda-feira (6 de outubro), o gestor maior do Estado de Mato Grosso inaugurou a sede própria do Colégio Estadual Integrado (CEI) 06 Antônio Amaral, assim como fez a entrega oficial das obras de melhoria e expansão da Escola Estadual 13 de Maio, uma das mais antigas do Município.
O CEI, uma unidade cívico-militar, conta com 24 salas de aula, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, vestiário e demais dependências foi construído no Portal Kaiabi.
Já a 13 de Maio também com 24 salas de aula, quadra poliesportiva com vestiário, novos sanitários masculino, feminino e adaptados para pessoas com deficiência, além de outros espaços de aprendizagem e convivência.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o investimento nas duas unidades foi superior a R$ 24 milhões, e as novas escolas atendem cerca de 2.800 estudantes. Junto ao governador, também cumpriram agenda em Sorriso o vice, Otaviano Pivetta, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, além de demais integrantes do Governo do Estado. Autoridades do Legislativo estadual e municipal, além de representantes de outros poderes, também participaram da cerimônia.
Em seu discurso, o gestor lembrou o início da gestão, quando assumiu um Estado com 374 obras paradas e, com apoio da população, conseguiu concluir obras que vinham sendo aguardadas há muito tempo. “Foi com o trabalho das mães e pais de vocês, que pagam os impostos, que conseguirmos ‘virar esta chave’”, dialogou com os alunos do CEI Tiradentes, contextualizando também as obras de duplicação da BR-163, assumidas pelo Governo do Estado, por meio da Nova Rota do Oeste.
“São obras muito importantes e muito aguardadas por toda nossa comunidade, garantindo assim mais conforto e bem-estar para nossos alunos, porque uma sociedade se constrói, antes de tudo, com Educação”, comemorou o prefeito Alei Fernandes.
Na oportunidade, durante um café da manhã oferecido na Prefeitura, antes da cerimônia, o prefeito entregou ao governador algumas demandas ligadas à educação e à infraestrutura urbana. “Entregamos os pedidos, mas voltaremos a avaliar estas solicitações durante agenda na capital do Estado, quando poderemos conversar com mais tranquilidade”, antecipou o prefeito Alei Fernandes.
Infraestrutura
A demanda ligada à infraestrutura solicita que o Estado, via Nova Rota do Oeste, dê prioridade à construção do viaduto em frente à Havan, em vez de iniciar a instalação do viaduto nas proximidades do Aeroporto Regional Adolino Bedin.
Em sua justificativa, o Executivo Municipal explica, que após a realização do processo licitatório, não foi possível emitir a ordem de serviço porque a empresa vencedora já solicitou aditivo de valor, o que culminou na rescisão do contrato. “Pedimos que, nesta ordem de prioridade, a Rota construa, primeiramente, o viaduto ali na região da Havan, por conta do grande fluxo de veículos no local”, contextualizou o prefeito.
Educação
O secretário de Estado de Educação levou para a capital várias demandas de Sorriso: o pedido de ampliação do repasse de recursos para o transporte escolar, bem como a destinação de nove novos ônibus, sendo três deles adaptados para o transporte de pessoas com deficiência (PCDs).
A Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), também pediu ao Estado a viabilização de cerca de R$ 2,5 milhões para a construção de cinco novas salas de aula na Escola Municipal Primavera, dado que a unidade escolar, localizada no Distrito de Primavera, acolhe também alunos do Ensino Fundamental II e Médio.
O mesmo valor é solicitado para que sejam finalizadas as obras de uma unidade de Cemeis que está sendo construída no Bairro São José. “Somos muito gratos ao Governo do Estado por todas as parcerias que estão sendo viabilizadas e aproveitamos esta oportunidade, em nossa casa, para pedir ajuda para seguir com estas ações tão importantes para nossas crianças e jovens”, reforçou Alei.
Texto: Nádia Mastella | Com Seduc
Fotos: Ney Douglas e Ney Pinheiro
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).