Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Com apoio da Prefeitura de Parintins, Polícia Militar apreende nova carga ilegal de tartarugas da Amazônia

Ouvir Notícia Na noite deste domingo (5), uma patrulha da Polícia Militar, em parceria com Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipa...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
06/10/2025 às 09h21
Com apoio da Prefeitura de Parintins, Polícia Militar apreende nova carga ilegal de tartarugas da Amazônia
Foto: Divulgação
Ouvir Notícia

Na noite deste domingo (5), uma patrulha da Polícia Militar, em parceria com Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), apreendeu 12 tartarugas da Amazônia em um veículo na rua Nossa Senhora das Graças, no bairro Itaúna 2. Este é o segundo caso de crime ambiental envolvendo quelônios no município em menos de trinta dias.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A primeira apreensão foi realizada no dia 24 de outubro, quando foram resgatadas 49 tartarugas da Amazônia. “Uma viatura da área se deparou com veículo, Motocar Honda em atitude suspeita, fez a abordagem, constatou que haviam doze tartarugas no interior do veículo, Ele foi apreendido, levado ao quartel e todos os animais foram apreendidos e foi comunicado à Secretaria de Meio Ambiente para os procedimentos cabíveis”, conta o responsável pela patrulha, Major Viana.

Após a apreensão, as tartarugas foram encaminhadas para Secretária Municipal de Meio Ambiente, onde foi constatada a morte de dois dos animais. O proprietário do veículo foi detido e encaminhado à 3ª Delegacia Interativa de Polícia de Parintins (3ª DIP). Ele vai responder por crime ambiental, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998, que pune a captura, transporte ou comercialização de animais silvestres sem autorização.

“Acabamos de levar as tartarugas para secretaria onde vão ficar em caixas d'água pra se hidratarem e na segunda-feira vamos fazer o procedimento de biometria junto com os professores pesquisadores do IFAM e da UFAM. Elas vão ser alimentadas e, posteriormente, soltas”, revela o secretário municipal de meio ambiente, Wescley Dray.

Continua após a publicidade
Anúncio

O secretário Wescley destacou ainda o grande risco ambiental com a venda ilegal dos quelônios. “A gente chama a atenção da população sobre a não predação desses animais que estão em época de postura de ovos. Então, você não mata apenas uma tartaruga, você mata aproximadamente 100, 120 tartarugas. É um prejuízo muito grande pra nossa cidade na questão ambiental”, conclui.

Texto: Jailson Amazonas - SECOM 
Fotos: Divulgação 
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários