O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), contratou a empresa especializada Geoprospec – Geologia e Projetos Ambientais S/S LTDA para a realização dos estudos ambientais do Ramal do Juazeiro, estrada que ligará Santa Rosa do Purus a Manoel Urbano. O contrato será assinado na segunda-feira, 6, possibilitando o imediato dos levantamentos técnicos.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, ressaltou a importância da etapa.
“Esse investimento garante que o Ramal do Juazeiro avance respeitando as normas ambientais e preservando os recursos naturais e culturais da região”, afirmou.
O traçado da estrada possui 199 km, dos quais 60 km já tiveram inventário florestal concluído. Os 139 km restantes passarão por levantamentos de campo, prospecção ambiental e estudos preliminares, que comporão o projeto inicial.
Os recursos para esta fase são provenientes de emenda parlamentar do deputado Tanízio Sá, destinados à elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima).
Além do acompanhamento do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Deracre também deverá apresentar documentação à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já que o traçado passa pela Floresta Nacional de Santa Rosa do Purus e próximo à Terra Indígena Kaxinawá Nova Olinda.
The post Deracre assina contrato para início dos estudos ambientais do Ramal do Juazeiro appeared first on Noticias do Acre .