Um projeto de incentivo à leitura vem mudando a rotina de alunos da Escola Estadual Professor Almada Brito, localizada no bairro Calafate, em Rio Branco. Intitulada “ Nossa Escola tem Leitores ” , a iniciativa tem despertado nos estudantes o gosto pelos livros e ampliado significativamente o repertório literário da comunidade escolar.
De acordo com a direção da instituição, apenas na segunda edição do projeto, iniciada no primeiro semestre deste ano, alguns alunos chegaram a ler mais de 70 livros. A proposta inclui a circulação de caixas de livros nas salas de aula, empréstimos na biblioteca e até o envolvimento das famílias, que incentivam as crianças a levarem obras para casa.
A pequena Estefane Lima, de 9 anos, aluna do 4º ano, é um exemplo do entusiasmo gerado pela ação. “Eu já li mais de 30 livros. Gostei muito da história sobre bullying e também das histórias bíblicas. Aprendi que não devemos fazer bullying com os colegas, porque isso é feio”, contou.
Outra estudante que se destacou foi Evellyn de Araújo, de 10 anos, do 5º ano. “Quando cheguei no 35, perdi as contas. Eu lembro de cinco livros. O que eu mais gostei foi Os 12 Trabalhos de Hércules , que fala da mitologia grega. Acho esse projeto muito importante porque ler ajuda a interpretar melhor. E é mais importante ler um livro do que ficar no celular, porque a tela pode fazer mal para a visão”, refletiu.
A gestora da escola, Elane Soares, destacou que o projeto não apenas estimula a leitura, mas também auxilia na aprendizagem. “Nós tivemos alunos que chegaram a ler 73 livros só no primeiro semestre. Criamos uma campanha de doação de obras literárias. As crianças estão se encantando com as histórias, aumentando o repertório de palavras e desenvolvendo a proficiência leitora”, ressaltou.
Como parte do projeto, no final de agosto os estudantes participaram de uma tarde especial com o MultiArte, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), que levou contação de histórias, cantigas de roda, teatro e música para a escola. A ação busca integrar arte e educação, aproximando autores e obras dos alunos.
A escritora Marília Bonfim, integrante do MultiArte, compartilhou com as crianças seu próprio livro infantil. “No começo fiquei tímida em apresentar minha obra, mas percebi a importância de mostrar às crianças que o autor não é alguém distante. Assim, elas entendem que também podem ser escritores no futuro. Hoje sou autora, mas um dia também fui uma criança como eles”, disse.
Para Marília, a missão é fortalecer e valorizar os projetos de leitura já existentes nas escolas. “Queremos resgatar o gosto pela leitura, mostrar que estamos juntos e trazer o que muitas vezes a escola não consegue, como espetáculos e apresentações culturais. A arte entra como uma aliada nesse processo”, destacou.
The post Projeto ‘Nossa Escola tem Leitores’ transforma rotina de estudantes no Calafate appeared first on Noticias do Acre .