Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Máquina 18 volta aos trilhos e emociona visitantes de todo Brasil

A Locomotiva 18 atraiu a atenção de váris gerações

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
03/10/2025 às 21h10
Máquina 18 volta aos trilhos e emociona visitantes de todo Brasil
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Paraibano de origem e porto-velhense de coração, o servidor público Caio Guedes se orgulha do resgate da história de Porto Velho. “Me sinto feliz e orgulhoso por ver que, aqui, tem se dado valor ao resgate da cultura e da história do nosso povo, que é um só. Confesso que me senti como uma criança aqui, vendo o trem andar novamente. Ouvimos o barulho de longe e viemos com a maior alegria para presenciar o resgate desse pedacinho da história do nosso país, o resgate do povo do Norte, que é um povo orgulhoso e que faz questão de aprender o seu hino. Mesmo que honorariamente, me sinto parte e me orgulho do povo de Rondônia.

Caio Guedes se orgulha do resgate da história de Porto Velho
Caio Guedes se orgulha do resgate da história de Porto Velho
Estrela da festa de 111 anos de Porto Velho, a Locomotiva 18 esteve por cerca de um mês aos cuidados dos especialistas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e, o que antes parecia impossível, foi entregue à população com o apito “emprestado” da Locomotiva 12 (em exposição no museu da Estrada de Ferro) e se locomovendo pelo pátio do complexo Madeira Mamoré. O primeiro passeio ocorreu no dia 2 de outubro, aniversário da cidade e, nesta sexta-feira (3), a locomotiva voltou aos trilhos para abrilhantar a tarde.

Neri Antônio Mayer se surpreendeu com a valorização da cultura em Porto Velho
Neri Antônio Mayer se surpreendeu com a valorização da cultura em Porto Velho
O retorno de um símbolo histórico emociona àqueles que conhecem sua história, como é o caso do senhor Neri Antônio Mayer, turista de Brasnorte, no Mato Grosso, que se surpreendeu com a valorização da cultura em Porto Velho. “Estou visitando minha filha que mora aqui e não podia deixar de participar do evento, achei muito bacana essa volta da cultura e das coisas de antigamente, como a linha de ferro. A gente viu ao vivo o trem andando, estou emocionado, é um prazer enorme.

Continua após a publicidade
Anúncio

Léo Moraes afirmou que cuidar da memória também é fazer política com responsabilidade e afeto
Léo Moraes afirmou que cuidar da memória também é fazer política com responsabilidade e afeto
A emoção do público é resultado do compromisso da administração municipal em resgatar o significado dos espaços públicos da capital. "Mais do que um trem voltando aos trilhos, o que vimos aqui foi a história de um povo ganhando vida novamente. A Locomotiva 18 representa o início de tudo: a origem de Porto Velho, o suor dos nossos trabalhadores, o orgulho da nossa gente. Investir na preservação da nossa cultura é investir na autoestima do povo rondoniense. Ver tantas famílias reunidas, emocionadas, é a prova de que cuidar da memória também é fazer política com responsabilidade e afeto", afirmou o prefeito Léo Moraes.

O titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Paulo Moraes Júnior, também ressaltou a importância desse momento. “A gente traz hoje não apenas o berço de Porto Velho, não apenas o sentimento de pertencimento. A gente tem o compromisso de devolver para a população de Porto Velho o real sentido, a nossa história começou aqui, na beira do rio e diante de um trem".

CARROS ANTIGOS

Paulo Moraes Júnior também ressaltou a importância desse momento
Paulo Moraes Júnior também ressaltou a importância desse momento
Com o amor pelo Fusca herdado da família, Fernando Botelho, de 17 anos, já é participante assíduo de exposições de carros antigos. “A gente participa dos eventos da Prefeitura há mais de cinco anos, é um amor que veio do meu pai e do meu avô”.

A exposição do Clube do Fusca reuniu famílias e amigos na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré durante as comemorações do aniversário de Porto Velho.

TACACÁ MUSICAL

Luís Henrique de Souza explica como a participação da brigada municipal foi essencial para a segurança de todos
Luís Henrique de Souza explica como a participação da brigada municipal foi essencial para a segurança de todos
A Semtel traz ao público mais um costume porto-velhense, o tacacá no final da tarde, em mais uma edição do Tacacá Musical, que conta com atrações musicais, em parceria com a Funcultural.

SEGURANÇA

O coordenador Luís Henrique de Souza, da Associação de Brigadistas de Incêndios e Emergências Florestais da Amazônia (Abiefa), subordinada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), explica como a participação da brigada municipal foi essencial para a segurança de todos os envolvidos. "Estamos presentes para garantir a contenção do público ao redor dos trilhos que passam a locomotiva, prezando pela segurança, principalmente das crianças que se encantam e querem chegar perto do trem”.

Texto:Isabella Leite
Fotos:Isabella Leite

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários