O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está dando apoio na ação de cidadania, que ocorrem no prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Cruzeiro do Sul. As ações estão ocorrendo do dia 1°, quarta, até o próximo sábado, 4, dando atendimento às pessoas com deficiência, suas famílias e à comunidade do Juruá.
Sob a coordenação da Apae de Cruzeiro do Sul, a ação que contempla os atendimentos nas especialidades de neurologia, pediatria, clínica geral, psicologia, fisioterapia e exames complementares, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Sesacre e SEASDH, garantindo uma assistência digna e inclusiva à população.
A especialidade neurologia, essencial para os diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo, foi a mais procurada entre os atendimentos, mostrando o quanto uma atividade dessa natureza impacta a vida da população do interior. É o caso da moradora da Comunidade Valparaíso, Maria Luíza Oliveira, que veio em busca de atendimento: “Vim atrás de uma consulta com o neurologista para o meu filho. Estamos investigando se ele tem autismo e precisamos do laudo médico. Graças a Deus me avisaram desse atendimento e estou aqui para ser atendida”, contou.
Dona Maria Luíza também foi alcançada pelo projeto Vestuário Social, presente na ação por meio do departamento da SEASDH no Juruá. Ela, em largos sorrisos, declarou sobre a importância do momento e da atividade social: “Nunca imaginei participar de algo assim. Muitos atendimentos, muitas pessoas sendo alcançadas e, receber esse kit de roupas é gratificante. Nós agradecemos pelo acolhimento e tratamento nesse lugar”, finalizou.
A coordenadora do departamento da SEASDH no Juruá, Carem Carvalho, destacou o apoio da pasta à causa social da Apae: “Nosso departamento está colaborando com a iniciativa da Apae. Esta ação, conta com a participação de neurologistas, clínicos gerais, realização de exames, sessões de fisioterapia e atendimento psicológico, sendo uma iniciativa essencial para as pessoas com deficiência e seus familiares.”
Carem Carvalho ainda destacou a relevância do projeto Vestuário Social e sua contribuição para o bem-estar das mães da Apae de Cruzeiro do Sul, com a entrega de 800 peças de roupas: “Nesta ação, o Vestuário Social está alcançando as mães atípicas da Apae, que além de ser um momento prazeroso para elas, traz mais alegria e ânimo para essas heroínas que se dedicam integralmente aos seus filhos”, finalizou.
Dentre as mães que buscavam atendimento, uma delas não escondia a emoção e o alívio de ter conseguido uma consulta neurológica para seu filho, que além de ter deficiências múltiplas, apresenta quadros de crises convulsivas. Maria Auxiliadora de Araújo frisou a importância da presença de um profissional dessa especialidade na ação de saúde:
“Costumávamos viajar. Viajei com ele a cada três meses, até ele completar 20 anos. Atualmente, ele tem 28, e não viajamos mais. Estamos muito satisfeitos. É uma bênção ter conseguido o neurologista aqui, para que possamos apresentar os exames, a tomografia, o eletroencefalograma. Já faz um ano que espero para mostrar esses exames. Portanto, hoje foi uma oportunidade única”, destacou.
Emocionada, a mãe ainda ressaltou a importante união entre os setores que organizaram esta ação de cidadania: “É preciso agradecer às autoridades e a todos que tornaram essa atividade da Apae possível. Como mãe, estou muito satisfeita e grata pelo atendimento”.
A diretora da Apae de Cruzeiro do Sul, Maria Uvilene Costa, exaltou a parceira junto à Sesacre, possibilitando a realização da atividade: “Esta ação só foi possível devido o convênio da Apae com a Secretaria de Estado de Saúde, pois foi a partir daí que fomos em busca de mais parcerias e conseguimos trazer essa importante ação de cidadania para nosso público-alvo e também para a comunidade de modo geral.”
Costa ainda destacou a abrangência da atividade na região: “Este projeto é de grande importância para o Vale do Juruá. Ontem, recebemos pessoas do Juruá Mirim e, hoje, atendemos pessoas de Mâncio Lima, Porto Walter e Rodrigues Alves, mostrando que essa ação está abrangendo diversas localidades dessa regional”, finalizou.
O governo do Acre segue apoiando as ações de cidadania, alcançando os lugares mais longínquos, levando dignidade através de ações que promovem o bem-estar da população acreana.
The post Com apoio do governo, ação de cidadania é realizada na Apae de Cruzeiro do Sul appeared first on Noticias do Acre .