Durante a 33ª sessão da Câmara Municipal, a vereadora Prof.ª Silvana (MDB) apresentou a Indicação 1055/25 solicitando que a Prefeitura firme parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso, campus Sorriso, com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa e implementar tecnologias sustentáveis voltadas ao controle de aves em áreas urbanas.
De acordo com a parlamentar, a presença excessiva de aves em locais públicos como praças tem gerado problemas como sujeira, risco de transmissão de doenças, danos a prédios e incômodos para a população. “Ao fazerem ninhos e se estabelecerem em locais inapropriados, elas podem representar risco à saúde pública, principalmente por serem vetores de doenças transmissíveis ao ser humano, além de causarem degradação de estruturas como fachadas de prédios, monumentos e praças públicas pela deposição de fezes e outros resíduos”, completa.
Segundo ela, a proposta busca aliar ciência e sustentabilidade, priorizando soluções inovadoras que não causem prejuízo ao bem-estar animal. “A poda drástica de árvores, muitas vezes adotada como uma tentativa de evitar a presença de aves, não é uma solução adequada”, destaca.
Para ela, “o ideal seria o uso métodos de controle que utilizam sensores sonoros, dispositivos visuais e estratégias naturais para afastar as aves de locais impróprios, a exemplo de sistemas que emitem sons, fitas refletivas, picos de proteção e redes discretas que não interferem no ecossistema local”.
Na opinião de Silvana, como o IFMT tem grande capacidade em desenvolver projetos interdisciplinares e tecnológicos que podem ser aplicados diretamente na melhoria da qualidade de vida urbana, uma parceria como o poder público seria de grande valia. “O instituto possui expertise em áreas como essa, podendo contribuir para o aprimoramento de soluções eficazes e acessíveis para este problema”, defende.