Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Estado e Prefeitura de Rio Branco promovem capacitação do sistema OuvidorSUS para aprimorar atendimento à população

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Ouvidoria da Secret...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
02/10/2025 às 17h26
Estado e Prefeitura de Rio Branco promovem capacitação do sistema OuvidorSUS para aprimorar atendimento à população
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), e com apoio do Ministério da Saúde, promove nesta quinta e sexta-feira, 2 e 3, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), a Capacitação do sistema OuvidorSUS 3.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O encontro reúne representantes das ouvidorias municipais e estadual com o objetivo de fortalecer o trabalho de escuta e resposta às demandas da população, ampliando o acesso às ferramentas de participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante os dois dias de programação, os participantes terão formações sobre registro e classificação de manifestações, funcionamento do sistema OuvidorSUS, tratamento de denúncias e qualidade das respostas.

Participantes terão formações sobre funcionamento do sistema OuvidorSUS. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Participantes terão formações sobre funcionamento do sistema OuvidorSUS. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

De acordo com o ouvidor da Sesacre, Salun Saad, a iniciativa reforça a parceria entre estado e município no tratamento das manifestações. “Essa integração é fundamental para que as demandas que chegam tanto à Sesacre quanto às ouvidorias municipais sejam tratadas de forma alinhada, buscando sempre oferecer a melhor resposta ao cidadão”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Outro ponto em pauta é a atualização do sistema OuvidorSUS 2 para o OuvidorSUS 3, plataforma nacional em que todas as manifestações precisam ser registradas. “Esse sistema, além de permitir maior acompanhamento das demandas, garante prazos de resposta: 20 dias, prorrogáveis por mais 10, tanto para solicitações de usuários quanto para registros de denúncias, como casos de discriminação ou assédio”, explicou Saad.

Iniciativa reforça parceria entre estado e município no tratamento das manifestações dos usuários do SUS. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Iniciativa reforça parceria entre estado e município no tratamento das manifestações dos usuários do SUS. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Pedro Henrique Macedo, ouvidor da Semsa, reforçou a importância da ação. “Essa capacitação é uma oportunidade para aprimorarmos nosso atendimento, garantindo que recebamos melhor os cidadãos quando apresentarem suas demandas. É mais um avanço para a população, que terá suas manifestações tratadas de forma transparente, eficiente e com qualidade”.

A capacitação busca aprimorar a transparência e a resolutividade dos serviços de saúde, consolidando a ouvidoria como um canal essencial de diálogo entre a sociedade e a gestão pública.

A responsável pela Rede de Ouvidorias do SUS do Ministério da Saúde, Luciana Guimarães, destacou a melhor utilização do sistema da ouvidoria pelos servidores. “Essa iniciativa possibilita que os servidores da ouvidoria utilizem de forma mais qualificada o OuvidorSUS, sistema integrado em todo o Brasil para receber as manifestações dos usuários. Nossa expectativa é que esses dias de aprendizado contribuam para aprimorar o atendimento e fortalecer a escuta do SUS no estado”, concluiu.

The post Estado e Prefeitura de Rio Branco promovem capacitação do sistema OuvidorSUS para aprimorar atendimento à população appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários