A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) promoveu, em parceria com a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), a Universidade Federal do Acre (Ufac), o Conselho Estadual de Saúde e o Hospital Sírio-Libanês, o Encontro Regional para a Apresentação dos Projetos de Intervenção, na manhã desta quinta-feira, 2. A atividade ocorreu no Anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus da Ufac, em Rio Branco.
O encontro faz parte do Fórum de Pós-Graduação em Gestão de Programas de Residência em Saúde e teve como objetivo compartilhar os projetos de intervenção elaborados por residentes multiprofissionais, voltados à melhoria da assistência e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
“Uma estratégia extremamente eficaz, fruto da parceria entre a Sesacre e o Hospital Sírio-Libanês, que busca fortalecer os programas de residência em saúde e formar novos especialistas, uma necessidade não apenas para o Acre, mas para os nossos estados brasileiros”, afirmou Sóron Steiner, presidente da Fundhacre.
Durante a programação, foram apresentados trabalhos que abordam desafios cotidianos da rede de atenção e propostas práticas para qualificar os serviços de saúde, com impacto direto na vida da população acreana. Entre os temas, estavam a melhoria da gestão dos hospitais, a capacitação de preceptores e supervisores e a integração das residências multiprofissionais com a graduação e pós-graduação.
“Apoiamos com entusiasmo iniciativas que qualificam tanto os trabalhadores da saúde quanto a gestão dos programas de residência, melhorando diretamente a qualidade do atendimento à população. É fundamental fortalecer preceptores e supervisores, ampliar o processo formativo e integrar essas ações à graduação e à pós-graduação, especialmente na modalidade residência”, destacou Osvaldo Leal, presidente do Conselho Estadual de Saúde.
Para a Universidade Federal do Acre, a parceria também é estratégica. “É uma satisfação manter a colaboração com o Hospital Sírio-Libanês neste processo formativo, essencial para profissionais de saúde e professores da universidade. Estamos no terceiro triênio da iniciativa, avançando na coordenação das residências e na gestão dos hospitais, com foco em um processo formativo de excelência”, salientou Margarida Aquino, reitora da Ufac.
Mônica Silvina, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) da Fundhacre, destacou a importância de expandir os programas de residência para todo o estado. “Estamos vivenciando um momento muito importante ao apresentar nossos projetos para os novos programas de residência. Como coordenadora acompanho de perto a implantação dessas iniciativas, que são essenciais para o desenvolvimento de novos programas de residência”, explicou.
Ela reforçou ainda o compromisso de ampliar oportunidades e criar novas especializações. “Este é um passo significativo que a Fundhacre e o governo do Estado estão dando para ampliar as oportunidades não apenas na capital, mas também no interior. Atualmente, estamos elaborando um projeto de residência multiprofissional em oncologia, com ênfase em cuidados paliativos, que certamente vai contribuir para um atendimento de qualidade ainda melhor aos nossos usuários”, concluiu.
The post Encontro regional apresenta projetos de intervenção e qualifica residências multiprofissionais em saúde no Acre appeared first on Noticias do Acre .