Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Ações de prevenção são reforçadas pelo governo de RO durante Festival de Praia de Curralinho, em Costa Marques

Um amplo trabalho de prevenção do governo de Rondônia foi realizado durante o Festival de Praia de Curralinho, no município de Costa Marques, no pe...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
01/10/2025 às 11h18
Ações de prevenção são reforçadas pelo governo de RO durante Festival de Praia de Curralinho, em Costa Marques
A iniciativa teve como foco a conscientização e proteção da população contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais

Um amplo trabalho de prevenção do governo de Rondônia foi realizado durante o Festival de Praia de Curralinho, no município de Costa Marques, no período de 25 a 28 de setembro. A iniciativa teve como foco a conscientização e proteção da população contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais, reforçando o compromisso com a saúde pública.

A ação contou com a participação da equipe técnica da coordenação da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Durante os quatro dias de programação, a equipe distribuiu mais de 20 mil contraceptivos e 522 autotestes de HIV, além de realizar orientações individuais e coletivas sobre prevenção e autocuidado.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

ATIVIDADES

As atividades incluíram instruções sobre o uso correto dos preservativos, a aplicação do autoteste de HIV, incentivo à procura pelos serviços de saúde e informações sobre estratégias de prevenção combinada, que unem medidas biomédicas, comportamentais e educativas.

Agevisa/RO realizou orientações individuais e coletivas sobre prevenção e autocuidado
Agevisa/RO realizou orientações individuais e coletivas sobre prevenção e autocuidado

Segundo a coordenadora estadual do Núcleo de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da Agevisa/RO, Gilmarina Silva Araújo, a presença da instituição em grandes eventos é estratégica, uma vez que esses espaços concentram elevado número de pessoas e podem potencializar situações de vulnerabilidade. “Ao aproximar a população das tecnologias de prevenção e autocuidado, ampliamos o acesso à saúde, reduzimos riscos e fortalecemos a rede de proteção do SUS”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregorio de Lima, ressaltou que com a iniciativa, o governo de Rondônia reafirma a atenção em promover saúde, prevenir agravos e garantir acesso universal a insumos e informações, fortalecendo a política pública de enfrentamento às ISTs e hepatites virais em todo o estado.

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários