Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Com foco em políticas públicas ao setor primário, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural define nova diretoria

Ouvir Notícia Com foco na efetivação de políticas públicas ao setor primário, conforme o plano de governo da gestão do prefeito Mateus Assayag e da...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
30/09/2025 às 09h38
Com foco em políticas públicas ao setor primário, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural define nova diretoria
Foto: Gerlean Brasil
Ouvir Notícia

Com foco na efetivação de políticas públicas ao setor primário, conforme o plano de governo da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, com dotação orçamentária, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) tem nova diretoria a partir desta segunda-feira, 29 de setembro. O secretário municipal de produção rural, Tião Teixeira, assumiu como presidente do órgão colegiado autônomo, de caráter permanente, consultivo, deliberativo e de aconselhamento, criado pela Lei 007/2000.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A finalidade do Conselho é estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de desenvolvimento das atividades agropecuárias, agroextrativistas, agroflorestal, pesca e aquicultura, cujo o objetivo é proporcionar meios para assegurar aos produtores rurais e agricultores familiares das áreas de várzea ou terra firme, condições de trabalho e de mercado aos produtos, rentabilidade nos empreendimentos e a manutenção da boa qualidade de vida das famílias no âmbito socioeconômico e ambiental.
 
A escolha da nova diretoria do CMDRS, para dois anos de mandato, ocorreu em reunião no Auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O vice-presidente é Marcos da Luz, presidente da Colônia de Pescadores Z-17 de Parintins, o primeiro secretário André Melo, professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e o segundo secretário Jeferson Rosas Hauradou, presidente do Conselho dos Assentados da Gleba Vila Amazônia. 

O encontro definiu a homologação de novas instituições no conselho: a Associação Agriguarani do Rio Uaicurapá, a Cooperativa do Caburi, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (Cetam). O CMDRS tem assento de representantes, titulares e suplentes, de 12 instituições da sociedade civil e de 12 instituições públicas. “Vamos alinhar com o colegiado todas as políticas públicas estratégicas para colocarmos as ações em prática”, afirmou o novo presidente. 

Os membros do CMDRS discutiram a realização da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; a homologação das instituições para compor a Comissão Local de Organização da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Baixo Amazonas; a viabilização do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (sancionado pelo ex-prefeito Bi Garcia no dia 14 de março de 2024) e a atualização do Regimento Interno do CMDRS.

Continua após a publicidade
Anúncio

Texto e foto: Gerlean Brasil – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários