Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura implanta ecobarreira e inicia proteção de canais e igarapés

>Sucesso em outras cidades, sistema ajuda na despoluição dos riosSistema visa reter resíduos sólidos antes que cheguem ao rio MadeiraA Prefeitura d...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
29/09/2025 às 08h47
Prefeitura implanta ecobarreira e inicia proteção de canais e igarapés
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

>


Sucesso em outras cidades, sistema ajuda na despoluição dos rios

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Sistema visa reter resíduos sólidos antes que cheguem ao rio Madeira
Sistema visa reter resíduos sólidos antes que cheguem ao rio Madeira
A Prefeitura de Porto Velho implantou a primeira ecobarreira da capital, uma iniciativa já consagrada em diversos municípios brasileiros. O sistema tem como objetivo reter resíduos sólidos antes que cheguem ao rio Madeira, ao mesmo tempo em que aproxima a sociedade do poder público na proteção do meio ambiente.

A estrutura, feita de materiais reaproveitados e doados pelo setor privado, foi instalada na microbacia do Tancredo Neves e passa por um período experimental antes de ser expandida para outros pontos da cidade.

"As ecobarreiras funcionam como redes flutuantes que impedem a passagem de resíduos sólidos arrastados pela correnteza, contribuindo para a despoluição das águas, a preservação da fauna e flora e a conscientização da comunidade sobre reciclagem e sustentabilidade", informou o prefeito Léo Moraes.

Giovani Marini disse que a colaboração dos moradores é essencial para a manutenção do sistema
Giovani Marini disse que a colaboração dos moradores é essencial para a manutenção do sistema
Segundo o secretário-executivo de Saneamento Básico, Giovani Marini, a colaboração dos moradores é essencial para a manutenção do sistema.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Esse modelo foi baseado em uma experiência positiva realizada no Paraná, e agora está sendo implantado em Porto Velho de acordo com as características amazônicas. Precisamos do apoio da população para cuidar e auxiliar na limpeza, para que possamos seguir cuidando da nossa cidade”, afirmou.

A ecobarreira integra o programa “Cidade Limpa” e faz parte de um conjunto de ações voltadas ao urbanismo, meio ambiente e qualidade de vida da população.

Texto:João Paulo Prudêncio
Fotos:Mateus Silva

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários