Uma comitiva de produtores de café do Acre visitou, nesta sexta-feira, 26, a Câmara de Comércio de Turim, na Itália. O encontro resultou em uma parceria para que o estado participe, no próximo ano, de um festival internacional de alimentos e realize análises técnicas da qualidade do café acreano.
A missão é uma iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e do Sebrae/AC, com o objetivo de promover os cafés robustas amazônicos na Europa e ampliar sua presença no mercado internacional.
Durante a visita, os produtores conheceram projetos agrícolas de sucesso e as instalações da instituição, que funciona em um castelo do século XVII, de arquitetura barroca. Eles também foram convidados a apresentar seus cafés em um festival internacional de gastronomia em Turim, espaço que reunirá especialistas, produtores e consumidores de diversos países.
Outro avanço foi a parceria com o Laboratório de Química da Câmara de Comércio de Turim. O Acre enviará amostras de café para análises técnicas que devem comprovar a qualidade do produto e reforçar sua competitividade no exterior.
Segundo o secretário de Agricultura, a iniciativa marca um novo momento para a cafeicultura acreana:
“Estamos mostrando o café do Acre para o mundo. Essa é uma oportunidade histórica de valorizar o trabalho dos nossos produtores e abrir portas para novos mercados, com reconhecimento internacional”.
O diretor de Articulação Internacional da Câmara de Comércio de Turim, Giovanni Pischedda, destacou a importância da presença do Acre na feira gastronômica Terra Madre, organizada pelo movimento Slow Food:
“É uma oportunidade para que produtores brasileiros encontrem nossas torrefações e estabeleçam conexões diretas com o mercado italiano”.
Ele também elogiou a bebida acreana: “A qualidade robusta, com suavidade e caráter forte, é bastante interessante. Trata-se de um café diferente dos que normalmente são consumimos aqui, e isso pode atrair torrefações que buscam diversidade e novas experiências de sabor”.
Considerada a capital italiana do café, Turim reúne tradição no consumo e na torrefação. A expectativa é que a aproximação com o Acre fortaleça não apenas os laços comerciais, mas também culturais.
The post Câmara de Comércio de Turim convida Acre para divulgar cafés amazônicos em feira internacional appeared first on Noticias do Acre .