Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Deputada Dra. Taíssa usa a tribuna do Auditório Nereu Ramos em defesa do PLP 137/15, em Brasília

Parlamentar destaca que a proposta garante dignidade, autonomia e serviços básicos para distritos isolados de Rondônia e de todo o país.

Redação
Por: Redação Fonte: ALE-RO
24/09/2025 às 16h21
Deputada Dra. Taíssa usa a tribuna do Auditório Nereu Ramos em defesa do PLP 137/15, em Brasília
Parlamentar discursando na tribuna (Foto: Assessoria parlamentar)

A deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) esteve em Brasília, onde utilizou a tribuna do Auditório Nereu Ramos para reforçar a importância da aprovação do Projeto de Lei Complementar 137/15, que trata da emancipação de distritos e criação de novos municípios no Brasil.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Em seu discurso, a parlamentar destacou que o projeto não representa divisão ou enfraquecimento dos municípios já existentes, mas sim uma luta por dignidade e autonomia para comunidades que vivem em condições de extrema dificuldade, sobretudo em Rondônia.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

“O PLP 137 é uma luta em busca do básico do básico. Primeiramente, eu quero parabenizar a deputada federal Flávia por estar à frente desse movimento de emancipação dos distritos do nosso país. Nós sabemos da dificuldade que é. Cada local, cada cidade tem as suas necessidades. Lá em Rondônia não é diferente. Nós temos distritos que da cidade-mãe passam de 300 a 400 quilômetros. E aqui, deputada Flávia, não é uma questão de dividir, não é uma questão de tirar forças de qualquer município do país, mas sim de entregar dignidade, respeito e autonomia política administrativa,e é por isso, que nós estamos aqui hoje. A luta é para o PLP 137 ser pautado. Eu tenho certeza que cada um que está aqui tem distritos dentro dos seus estados, e que muitas das vezes, faltam o básico do básico. Faltam condições de ter uma pavimentação asfáltica, de fazer exames laboratoriais. Lá em Rondônia não é diferente. Tem distritos que demoram 9, 10, 12 horas de barco. Tem distritos que de veículo você demora mais de 300 quilômetros de distância. Isso é o reflexo da falta da regulamentação do PLP 137”, afirmou a deputada.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Dra. Taíssa reforçou que a aprovação do projeto é um passo essencial para garantir melhores condições de vida às populações que hoje sofrem com o abandono e a falta de serviços básicos, como saúde, infraestrutura e transporte. A parlamentar concluiu destacando que essa é uma luta que une estados e regiões de todo o país, mas que em Rondônia se faz ainda mais urgente, já que muitos distritos enfrentam realidades de isolamento e precariedade.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Texto: Geiciany Gonçalves I Jornalista
Foto: Assessoria parlamentar


 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários