Foi aprovado em primeira votação, durante a 32ª sessão ordinária itinerante da Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 163/2025. A proposta, de autoria da vereadora Jane Delalibera (PL), altera a data da Festa da Vaquejada no calendário oficial do município.
Pela proposta, o evento, que atualmente está instituído para ser celebrado anualmente no mês de junho pela Lei Municipal nº 3.475/2023, passaria a ocorrer no mês de setembro. A mudança, conforme justificativa anexada ao projeto, tem como objetivo principal alinhar a festividade a um período mais adequado sob os pontos de vista climático, logístico e de calendário municipal.
A justificativa defende que a transferência para setembro garantirá maior participação da população e dos produtores locais, potencializando os benefícios do evento. A Festa da Vaquejada é destacada como uma manifestação cultural de grande tradição, que fortalece a identidade local e movimenta o comércio, o turismo e a economia do município.
A vereadora autora do projeto argumenta que a alteração é de caráter meramente formal e administrativo e não modifica a natureza ou os objetivos do evento, mantendo a lei em conformidade com os princípios de valorização da cultura.
A matéria ainda precisa passar por mais duas votações no plenário da Câmara antes de seguir para sanção ou veto do prefeito municipal. Se aprovada nas etapas seguintes e sancionada, a nova data para a Festa da Vaquejada em Sorriso será oficializada para o mês de setembro.