Rondônia tem uma das melhores economias do Brasil, recorde de produção agrícola, exportações e abertura de novos negócios , cresce em capacitação profissional gratuita , possui a segunda menor taxa de desemprego do país e ocupa o 1º lugar na Região Norte em Sustentabilidade Social , com redução de vulnerabilidades sociais e fortalecimento do bem-estar para a população. Os resultados colocam o estado em evidência no Brasil como um bom ambiente para viver e trabalhar. Essa impulsionada no desenvolvimento econômico e social de Rondônia, com velocidade e intensidade, acontece em meio aos investimentos do governo do estado em ações, serviços, obras e programas estratégicos nos 52 municípios.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que o estado amazônico é um local atrativo e repleto de oportunidades. ‘‘Rondônia destaca-se nos rankings com conquistas que comprovam a evolução, resultado de um esforço conjunto de todos pelo progresso. É um estado que prospera e dá condições para a população ter uma vida mais digna’’, salientou.
MELHOR PARA VIVER
Rondônia ocupa o 1º lugar no ranking de Sustentabilidade Social na Região Norte, segundo levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A titular da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, explicou a eficiência do governo de Rondônia em ajudar a população a vencer vulnerabilidades sociais.
“Com as ações estratégicas focadas na solução dos desafios sociais, a população é encorajada a buscar oportunidades para uma vida diferente, supera dificuldades e conquista sucesso, o que vem melhorando a qualidade de vida dos rondonienses”, destacou a secretária da Seas.
Entre os programas do governo de Rondônia voltados para a redução das vulnerabilidades, destacam-se:
Saiba mais sobre os programas sociais do governo de Rondônia: https://rondonia.ro.gov.br/seas/ , na aba Programas e Projetos.
MELHOR PARA TRABALHAR
Outra conquista é quanto à redução do desemprego. Rondônia se mantém com o segundo menor índice de desocupados do país, registrando 2,3% no segundo trimestre de 2025, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua) , do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Lauro Fernandes, destacou que Rondônia reúne características favoráveis para manter a população com renda e melhor qualidade de vida. “Os dados mostram o bom momento econômico de Rondônia e, isso é reflexo de negócios fortes que prosperam no estado, gerando empregos e de uma população dedicada e mais capacitada, que está aproveitando a oportunidade de uma vida melhor e mais digna.”
Encontre uma vaga na plataforma do governo de Rondônia
Veja as principais medidas adotadas pelo governo de Rondônia para melhorar a geração de empregos:
Menor Taxa de Desocupação por Trimestre – Evolução de Rondônia
Taxa Anual de Desocupação – Rondônia
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia